in

6 programas de manipular imagens para você instalar em seu Linux

Visualize imagens em vários formatos de arquivo e manipule cores no seu terminal.

Servidores e estações de trabalho Linux são o próximo alvo dos hackers
Pesquisadores da Kaspersky alertaram que hackers estão cada vez mais atacando dispositivos baseados em Linux.

Neste artigo, conheça 6 programas de manipular imagens para você instalar em seu Linux. Com estes programas, você pode selecionar cores, comprimir imagens PNG, visualizar imagens em vários formatos de arquivo e manipular, gerar e analisar cores no seu terminal. Entre os destqeues que você confere a seguir, estão programas como o Pick, Color Picker e ImgViewON. 

As dicas são de programas gratuitos para você usar em seu computador com um sistema operacional Linux. Dá para alterar as cores e a resolução de imagens com os programas que mostraremos a seguir. É claro que sempre dá para apelar a programas mais tradicionais como o GIMP para fazer vários tipos de modificações nas imagens. No entanto, estas são algumas alternativas que vão direto ao ponto desejado, ou seja, fazem exatamente o que se busca.

Caso você não saiba, o GIMP é um programa de edição e criação de imagens para Windows, Mac e Linux. Ele é uma boa alternativa gratuita ao Photoshop e conta com uma série de ferramentas e recursos, como pincéis e efeitos para fotografias. O editor ganhou interface única, permitindo ao usuário abrir várias janelas distintas. Na semana passada, lançou sua versão 2.10.20.

Programas de manipular imagens para instalar no Linux

Pick: Um seletor de cores para quem trabalha com imagens no Linux

O Pick é um seletor de cores gratuito e de código aberto para Linux. Usando o Pick, você pode escolher a cor na sua tela e ele se lembra da cor selecionada, fornece um nome para essa cor e isso é organizado em uma lista de capturas de tela.

6 programas para manipular imagens para você instalar em seu Linux
Imagem: Divulgação.

A princípio, abra o terminal, digite o comando de instalação abaixo e pressione a tecla ENTER.

sudo snap install pick-colour-picker

Color Picker

O Color Picker é uma ferramenta gratuita e de código aberto para o Linux. Usando o Color Picker, você pode escolher qualquer cor na tela nos formatos HTML, HexRGBA, RGB, HSB/HSV, CMYK.

6 programas para manipular imagens para você instalar em seu Linux
Imagem: Divulgação.
sudo snap install color-picker

pngquant: Um compressor de imagens PNG para linha de comando

O pngquant é um compressor PNG baseado em linha de comando, de código aberto e gratuito para Linux, MacOS e Windows. O pngquant converte imagens .png para reduzir seu tamanho.

sudo snap install pngquant

Visualizador de imagens imgViewON

O ImgViewON é um visualizador de imagens de código aberto e gratuito para Linux, MacOS e Windows. Usando o ImgViewON, você pode visualizar suas imagens sem bordas, sem opções de edição e sem distrações. Ele suporta os formatos de arquivo .jpeg, .jpg, .png, .svg, .bmp, .gif, .jfi, .jfif, .jif e .jpe.

Baixe o ImgViewON.

sudo chmod +x ~ imgViewOn-1.0.2.AppImage
sudo ./imgViewOn-1.0.2.AppImage

RoloViewer: Um visualizador de imagens para você instalar em seu Linux

O RoloViewer é um visualizador de imagens gratuito e de código aberto para Linux e Windows. Com o RoloViewer, você pode exibir fotos e listas de reprodução. Ele suporta os formatos de arquivo .jpg, .txt, .m3u e perfis de cores ICC.

6 programas para manipular imagens para você instalar em seu Linux
Imagem: Divulgação.

Baixe o RoloViewer.

sudo chmod +x ~ roloviewer-1.0.1-x86_64.AppImage
sudo ./roloviewer-1.0.1-x86_64.AppImage

Pastel Color Tool (Ubuntu)

O Pastel Color Tool é uma ferramenta de cores via linha de comando gratuita e de código aberto para Ubuntu Linux. Assim, você pode manipular, gerar e analisar cores no seu terminal. Além disso, você consegue converter cores de um formato para outro e o programa também suporta espaços de cores como RGB (sRGB), HSL, CIELAB, CIELCh e ANSI de 8 e 24 bits.

6 programas para manipular imagens para você instalar em seu Linux
GIF: Divulgação.

Baixe o Pastel Color Tool no GitHub.

sudo dpkg -i pastel_0.6.1_amd64.deb
sudo apt install -f

Em caso de dúvidas, entre no grupo do Sempre Update no Telegram.