8 dicas para acelerar o seu smartphone Android

Apesar de encontrarmos uma maior rapidez nas respostas dos smartphones atuais, alguns dispositivos ainda “engasgam” na agilidade e, nem sempre é culpa da configuração do aparelho. O Android vem evoluindo a cada versão, assim como os componentes presentes nos smartphones, mas, às vezes, precisamos fazer a nossa parte para tornar o nosso smartphone mais rápido. Nesse artigo, revelamos 8 dicas para acelerar o seu smartphone Android.

Acelere seu smartphone Android

As dicas contidas nesse post, não farão milagre, apenas trarão o desempenho original do seu aparelho, como quando você o adquiriu. Além disso, elas podem garantir suavidade e, em alguns casos, mais estabilidade para o uso diário. É isso, não aumentará o desempenho do seu aparelho para jogos, mas certamente fará com que o dispositivo pareça suave.

DICA 1: Libere seu armazenamento interno

Se você quer mais agilidade em seu smartphone, precisa atender uma dica simples: manter seu armazenamento interno com uma quantidade razoável de “espaço livre”. Se o seu aparelho atingir o limite de sua capacidade total, isso pode resultar em lentidão e alguns outros incômodoscomo travamento, por exemplo.

Além disso, não ter armazenamento necessário pode se tornar um grande problema em alguns aplicativos como aplicativos de mídia social, você não terá armazenamento suficiente para receber mensagens, vídeos e arquivos se atingir o limite.

Assim, verifique sempre o armazenamento do seu dispositivo Android, indo até Configurações >> Armazenamento do seu smartphone. Os proprietários de smartphones Samsung precisam acessar “Device Care” para encontrar as configurações de armazenamento. 

Além disso, no menu “Configurações” você encontrará armazenamento em cache, você pode clicar nele para liberar o cache e liberar um pouco as coisas. O aplicativo Arquivos do Google também fornece um atalho rápido para esse recurso. Também permite excluir imagens duplicadas, arquivos grandes e arquivos de mídia indesejados.

DICA 2: Desinstale alguns aplicativos não utilizados

É comum que alguns usuários instalem aplicativos específicos, mas não os use mais que uma ou duas vezes. Livre-se desses aplicativos o mais rápido possível, já que eles ainda estão usando seu armazenamento e, em alguns casos, ainda estão sendo executados em segundo plano, mesmo que você não o esteja usando.

A execução em segundo plano significa que esses aplicativos estão consumindo sua bateria e consumindo uma parte de sua RAM, além de gerar um cache desnecessário. Para desisntalá-los, você pode ir para Configurações >> Aplicativos e encontrar os aplicativos que você precisa desinstalar.

DICA 3: Altere a velocidade da animação do sistema

Embora alterar a velocidade de animação de um smartphone Android, não seja mágica, ainda lhe dará uma perspectiva diferente. Vai dar a impressão de que o sistema está funcionando ainda mais rápido. Além disso, alterar a velocidade da animação permite que alguns gráficos terminem sua animação mais rapidamente. Este é apenas um efeito “sintético”, você pode manter a animação se preferir vê-las.

É claro que alguns smartphones de baixo custo que realmente não executam essas animações de maneira “perfeita” se sentirão melhor com a escala reduzida. Alternativamente, você pode até desligar as animações se achar que seu aparelho não consegue lidar com elas.

DICA 4: Reiniciar seu smartphone Android pode acelerar mais ele

Às vezes, reiniciar o dispositivo liberará RAM e redefinirá os aplicativos. Isso é obrigatório até para dispositivos com RAM limitada. Ele pode limpar recursos indesejados e até mesmo reduzir vazamentos de memória.

Pode não ser enorme em novos dispositivos Android com 8 GB ou até 12 GB de RAM, mas se você executar uma infinidade de serviços (especialmente os da Meta), ainda poderá beneficiar seu uso.

DICA 5: Use versões LITE dos seus aplicativos

O Google tem uma infinidade de edições Lite ou Go de seus aplicativos. Aplicativos que te permitem acessar suas plataformas preferidas, como o Facebook, por exemplo, só que de um aplicativo bem mais leve e compatível com o seu dispositivo.

Além da Meta, outros desenvolvedores também aderiram a essa tendência, como Twitter, Spotify e Skype. Isso permite que os usuários com smartphones Android Go usem esses aplicativos sem muito sacrifício no desempenho. Obviamente, esses aplicativos são úteis até em smartphones modernos.

Se você não é fã do problema de consumo de bateria que geralmente vem com o Facebook ou Instagram, você pode usar a versão Lite. Claro, as versões Lite fazem alguns sacrifícios, então não espere que todos os recursos funcionem como nas versões regulares. As versões Lite também ocupam menos armazenamento e consomem uma porção menor de sua RAM.

DICA 6: Atualize seu smartphone Android

Sugerir que você atualize seu smartphone não é uma tarefa simples. Afinal, às vezes depende do fabricante lançar versões mais recentes do Android. Por exemplo, há uma infinidade de usuários esperando pelo Android 12 e não podem fazer nada além de esperar.

De qualquer forma, ainda existem alguns casos em que a atualização está disponível e o usuário não percebeu. Portanto, é uma boa ideia verificar o menu Atualização de software nas Configurações para ver se há uma atualização disponível para o seu smartphone. Às vezes, uma atualização pode melhorar as coisas sem alterar a versão do Android.

DICA 7: Redefinição de fábrica

Como o nome sugere, realizar uma redefinição de fábrica fará com que seu dispositivo reinicie do zero. Este pode ser o último esforço para tornar as coisas mais suaves. Se você já tentou as dicas anteriores e não conseguiu o que queria, apagar tudo do seu dispositivo e começar do zero, pode ser a saída.

Você precisará configurar o dispositivo novamente, fazer login novamente e baixar os aplicativos da Play Store. Você também precisará reinstalar seus aplicativos e serviços favoritos. O resultado pode não ser excelente se o seu dispositivo já estiver envelhecendo. Mas se você não pode comprar um novo smartphone, tente isso.

Embora nem todas as “redefinições de fábrica” excluam seus arquivos de dados, certifique-se de realizar um backup antes de continuar.

DICA 8: Instale uma ROM personalizada

Este é o passo mais avançado e um passo determinante em sua jornada com o Android. Instalar uma ROM personalizada pode não ser uma coisa a considerar quando você compra um novo dispositivo.

No entanto, é uma possível saída para quem possui smartphones mais antigos que chegaram ao fim de seu suporte. Através da comunidade de ROMs customizadas, você encontrará ROMs customizadas e até kernels customizados para o seu aparelho. Eles têm o potencial de habilitar coisas, atualizar o desempenho e tornar tudo mais suave.

Vale a pena notar que a atualização de uma ROM personalizada também precisa de uma recuperação personalizada. Ambas as etapas anularão a garantia do seu smartphone. Você também precisará de um bootloader desbloqueável antes de continuar. 

O método de instalação de root e recuperação varia de acordo com seu smartphone e seu fabricante. Existem muitas ROMs personalizadas sólidas como ParanoidAndroid, Pixel Experience, LineageOS, ArrowOS que darão uma nova vida ao seu smartphone. Existem muitos recursos úteis, bem como vários recursos personalizados visuais.

Via: Gizchina

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile