Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

04/08/2021 às 10:30

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

80.000 desenvolvedores respondem quais as linguagens de programação mais amadas e temidas e que pagam melhor em 2021

80.000 desenvolvedores respondem quais as linguagens de programação mais amadas e temidas e que pagam melhor em 2021

Stack Overflow conduziu mais uma vez sua pesquisa mundial para descobrir as linguagens de programação favoritas dos desenvolvedores . Do mesmo modo da pesquisa de 2020, a linguagem Rust venceu novamente e foi ainda mais valorizada do que em 2020, com 86,69% dos desenvolvedores escolhendo Rust como a linguagem que mais “amam”.

Agora, embora Rust seja a linguagem mais “amada”, existem duas outras nas quais os programadores preferem trabalhar: Python e Typescript. A explicação é simples: embora 2021 tenha sido um ótimo ano para a Rust, ainda não é tão conhecida.

Este foi um bom ano para Rust. Destaca-se a criação da Rust Foundation, que busca apoiar o desenvolvimento da linguagem de programação e de seu ecossistema e da qual dirigentes de cada uma das empresas fundadoras da Rust (gigantes como Google, Microsoft, Amazon Web Services, Huawei e Mozilla) fazem parte.

Mais tarde, o Facebook, que usa o Rust há anos, aderiu ao movimento da Fundação. Mesmo assim, falta popularidade, embora mais programadores saibam disso este ano, se olharmos para os números de 2020, onde apenas 5,11% dos desenvolvedores entrevistados disseram ter usado Rust e este ano esse número é de 7,03%.

80.000 desenvolvedores respondem quais as linguagens de programação mais amadas e temidas e que pagam melhor em 2021

Captura De Tela De 2021 08 04 10 08 50 1024x576
Pesquisa mostra vários outros aspectos.

Outras das linguagens mais apreciadas são Clojure, TypeScript, Elixir, Julia e Python, nesta ordem , como pode ser visto no gráfico feito por Stack Overflow após a pesquisa com 80.000 desenvolvedores de 181 países (cerca de 1.500 foram pesquisados na Espanha )

Javascript, HTML/CSS e Python são os mais usados

Se olharmos para as linguagens de programação mais usadas, descobrimos que pelo nono ano consecutivo, Javascript é mais uma vez a mais usada pelos programadores. “Para a maioria dos desenvolvedores, programar é programar na web”, dizem os criadores deste estudo. O Python ultrapassou o SQL para se tornar a terceira linguagem mais usada do momento, depois do HTML/CSS. Java, Node.js e TypeScript também estão no topo da lista das linguagens de programação mais comumente usadas pelos desenvolvedores.

Com tudo isto é de salientar que, mais uma vez, o Javascript está entre as linguagens mais “temidas” apesar da sua grande quota de mercado. Quase 40% dos programadores que participaram deste estudo dizem que não querem usá-lo. Embora os números sejam ruins, o Javascript não tem uma reputação tão ruim quanto Java, PowerShell ou Groovy, para mencionar algumas das linguagens menos apreciadas. Ele também destaca que, embora C ainda seja uma linguagem amplamente utilizada, há mais desenvolvedores que a temem (66%) do que aqueles que a amam (39,56%).

Clojure se destaca como a tecnologia mais bem paga

Agora, se falamos de benefícios econômicos para os programadores, encontramos o Clojure como “o que mais paga” aos profissionais dessa linguagem , enquanto o Dart é o que menos paga, com uma grande diferença.

No ano passado, os mais bem pagos foram Perl, Scala, Go, Rust e Ruby. Neste 2021, descobrimos que após Clojure estão F #, Elixir, Erlang e Perl. Rust está em oitavo lugar e Phyton está bem atrás em 19º. Essa é uma informação muito importante para os profissionais do setor que buscam sempre aprender para obter maiores benefícios com seu trabalho.

Via Genbeta

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.