80.000 desenvolvedores respondem quais as linguagens de programação mais amadas e temidas e que pagam melhor em 2021

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Stack Overflow conduziu mais uma vez sua pesquisa mundial para descobrir as linguagens de programação favoritas dos desenvolvedores . Do mesmo modo da pesquisa de 2020, a linguagem Rust venceu novamente e foi ainda mais valorizada do que em 2020, com 86,69% dos desenvolvedores escolhendo Rust como a linguagem que mais “amam”.

Agora, embora Rust seja a linguagem mais “amada”, existem duas outras nas quais os programadores preferem trabalhar: Python e Typescript. A explicação é simples: embora 2021 tenha sido um ótimo ano para a Rust, ainda não é tão conhecida.

Este foi um bom ano para Rust. Destaca-se a criação da Rust Foundation, que busca apoiar o desenvolvimento da linguagem de programação e de seu ecossistema e da qual dirigentes de cada uma das empresas fundadoras da Rust (gigantes como Google, Microsoft, Amazon Web Services, Huawei e Mozilla) fazem parte.

Mais tarde, o Facebook, que usa o Rust há anos, aderiu ao movimento da Fundação. Mesmo assim, falta popularidade, embora mais programadores saibam disso este ano, se olharmos para os números de 2020, onde apenas 5,11% dos desenvolvedores entrevistados disseram ter usado Rust e este ano esse número é de 7,03%.

80.000 desenvolvedores respondem quais as linguagens de programação mais amadas e temidas e que pagam melhor em 2021

Pesquisa mostra vários outros aspectos.

Outras das linguagens mais apreciadas são Clojure, TypeScript, Elixir, Julia e Python, nesta ordem , como pode ser visto no gráfico feito por Stack Overflow após a pesquisa com 80.000 desenvolvedores de 181 países (cerca de 1.500 foram pesquisados na Espanha )

Javascript, HTML/CSS e Python são os mais usados

Se olharmos para as linguagens de programação mais usadas, descobrimos que pelo nono ano consecutivo, Javascript é mais uma vez a mais usada pelos programadores. “Para a maioria dos desenvolvedores, programar é programar na web”, dizem os criadores deste estudo. O Python ultrapassou o SQL para se tornar a terceira linguagem mais usada do momento, depois do HTML/CSS. Java, Node.js e TypeScript também estão no topo da lista das linguagens de programação mais comumente usadas pelos desenvolvedores.

Com tudo isto é de salientar que, mais uma vez, o Javascript está entre as linguagens mais “temidas” apesar da sua grande quota de mercado. Quase 40% dos programadores que participaram deste estudo dizem que não querem usá-lo. Embora os números sejam ruins, o Javascript não tem uma reputação tão ruim quanto Java, PowerShell ou Groovy, para mencionar algumas das linguagens menos apreciadas. Ele também destaca que, embora C ainda seja uma linguagem amplamente utilizada, há mais desenvolvedores que a temem (66%) do que aqueles que a amam (39,56%).

Clojure se destaca como a tecnologia mais bem paga

Agora, se falamos de benefícios econômicos para os programadores, encontramos o Clojure como “o que mais paga” aos profissionais dessa linguagem , enquanto o Dart é o que menos paga, com uma grande diferença.

No ano passado, os mais bem pagos foram Perl, Scala, Go, Rust e Ruby. Neste 2021, descobrimos que após Clojure estão F #, Elixir, Erlang e Perl. Rust está em oitavo lugar e Phyton está bem atrás em 19º. Essa é uma informação muito importante para os profissionais do setor que buscam sempre aprender para obter maiores benefícios com seu trabalho.

Via Genbeta

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.