9 comandos comuns do ADB que você deve conhecer

Por Redação SempreUpdate

ADB significa Android Debug Bridge e permite que você se comunique com o seu dispositivo Android usando o seu computador. Por exemplo, se você deseja instalar um aplicativo no seu dispositivo diretamente da área de trabalho, pode fazê-lo utilizando apenas um dos 9 comandos mais comuns do ADB que citarei baixo.

Contudo, você pode fazer muito mais com o ADB do que apenas instalar um aplicativo. Por exemplo, fazer backup e restaurar seu dispositivo Android com o ADB no Debian, Ubuntu, Linux Mint ou derivados.

Os 9 comandos mais comuns do ADB

Ter conhecimento de alguns dos comandos ADB mais usados é realmente benéfico, pois permitirá executar várias ações no seu dispositivo sem sequer tocá-lo.

Aqui, compilamos alguns dos comandos comuns que você pode usar com o ADB para executar ações no seu dispositivo:

1. Mostrar dispositivos conectados

Praticamente a primeira coisa que você precisa fazer ao usar comandos ADB no Android é garantir que os dispositivos que você deseja usar estejam realmente conectados ao seu PC.

Terminal
adb devices

Depois de inserir este comando, o número de série dos dispositivos conectados deve aparecer no prompt de comando/terminal.

Se não aparecer, verifique se a depuração USB está ativada no seu dispositivo Android.

2. Reinicie seu dispositivo

Este comando reinicia o seu dispositivo no modo normal. Você pode usá-lo quando tiver exibido algo no seu dispositivo e desejar reiniciar.

Terminal
adb reboot

3. Reinicialize no modo de recuperação

Se você deseja reiniciar o dispositivo no modo de recuperação, por exemplo, para exibir uma ROM personalizada, você pode emitir este comando.

Primeiro, seu dispositivo será desligado e depois entrará diretamente no modo de recuperação.

Se você instalou uma recuperação personalizada em seu dispositivo, você será levado para o mesmo, em vez da recuperação de estoque (padrão).

Terminal
adb reboot recovery

4. Reinicialize no modo Bootloader

Use este comando para inicializar seu dispositivo no modo carregador de inicialização. É aí que você pode desbloquear o carregador de inicialização, reiniciar no modo de inicialização rápida e recuperação e executar outras tarefas.

Terminal
adb reboot bootloader

5. Reinicie no Fastboot

Em vez de primeiro entrar no carregador de inicialização e depois escolher o fastboot, você pode emitir este comando, e ele levará o dispositivo diretamente ao modo fastboot. O modo de inicialização rápida ajuda a recuperar recuperações personalizadas, bem como ROMs personalizadas no seu dispositivo.

Terminal
adb reboot fastboot

6. Envie arquivo para o seu dispositivo

Este comando permite enviar arquivos para o seu dispositivo. Você só precisa especificar o local de origem do arquivo e o destino para o qual deseja enviar seu arquivo.

Como exemplo, utilizarei o cartão de memória como local de destino.

Terminal
adb push /local_do_aplicativo/aplicativo.apk /sdcard

7. Obtenha arquivos do seu dispositivo

Isso permitirá que você receba um arquivo do seu dispositivo. Basta especificar o local do arquivo no seu dispositivo e o destino no comando, e ele deve fazer o trabalho por você.

Utilizarei o cartão de memória como local de origem do arquivo.apk, como exemplo.

Terminal
adb pull /sdcard/arquivo.apk /home/seu_usuario

8. Instale um aplicativo no seu dispositivo

O que esse comando faz é permitir que você instale um aplicativo no seu dispositivo diretamente do seu computador. Você só precisa especificar o local do APK no comando e ele instalará o aplicativo selecionado no seu dispositivo.

Terminal
adb install /local_do_aplicativo/nome_do_aplicativo.apk

9. Remonte o sistema

Caso queira remontar todo o sistema do seu dispositivo, você pode emitir este comando.

Terminal
adb remount

Conclusão sobre os comandos ADB

Estes são os comandos ADB mais comuns que você deve saber se possui um dispositivo Android e, geralmente, conecta-o ao seu computador. Isso poupará algum tempo que você gastará executando tarefas manualmente.

Só o conhecimento de alguns dos 9 comandos mais comuns do ADB citados acima, provaria ser realmente benéfico para você no futuro.

Como se você quiser reiniciar o dispositivo em um modo específico ou apenas desejar instalar um aplicativo diretamente do seu computador, poderá fazê-lo apenas emitindo uma única linha de comando na janela do prompt de comando/terminal.

Fonte: MakeTechEasier

Share This Article
Sair da versão mobile