Navegação do espaço de trabalho no GNOME 40 agora é mais intuitiva

Leonardo Santana
Por Leonardo Santana

A navegação do espaço de trabalho vai mudar completamente no GNOME 40 com o novo design fácil e envolvente. Essas mudanças ainda estão no estágio inicial de desenvolvimento e não foram mescladas com o branch master do GNOME 40 ainda.

Em breve, a navegação dos espaços de trabalho mudarão para horizontais no GNOME 40. Isso é fácil de usar em dispositivos de toque, onde é natural deslizar para a esquerda ou direita usando gestos.

Navegação do espaço de trabalho no GNOME 40

Ao clicar em Atividades, os espaços de trabalho são organizados horizontalmente. E os aplicativos em execução são mostrados em pequenos blocos dentro da área de trabalho ativa. Você pode facilmente arrastar ou rolar as áreas de trabalho para a esquerda ou direita.

Navegação do espaço de trabalho no GNOME 40 agora é mais intuitiva
A navegação do espaço de trabalho vai mudar completamente no GNOME 40 com o novo design fácil e envolvente.

Para dispositivos de toque executando GNOME, você pode deslizar facilmente para a esquerda ou direita usando os dedos.

Agora, se você clicar no ícone Mostrar aplicativo enquanto estiver dentro da Visão geral das atividades, a mágica acontecerá. Os espaços de trabalho, juntamente com suas janelas em execução, vão para o topo e a grade de aplicativos aparece no espaço restante. Agora, a própria grade de aplicativos também rola horizontalmente, o que é outra mudança.

Portanto, você tem a grade de aplicativos, áreas de trabalho e aplicativos em execução dentro da área de trabalho ativa; todos juntos em uma única visualização. Isso pode ser muito bom para a produtividade quando você está trabalhando com muitos aplicativos abertos.

Esta é uma mudança importante no design de uma funcionalidade central do GNOME Shell. Muitos podem não gostar de rolagem horizontal, especialmente aqueles que usam um mouse.

Uma boa mudança pode ser uma opção nas configurações para manter as opções horizontais e verticais abertas aos usuários. Espera-se que o GNOME 40 seja lançado em março de 2021.

Debug Point

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.