Lançados 4M Linux 35 e Redox OS 0.6

Claylson Martins
Por Claylson Martins

O desenvolvedor Zbigniew Konojacki anunciou o lançamento do sistema operacional 4MLinux 35.0. Sendo assim, esta é uma atualização trimestral da distribuição minimalista de desktop e servidor do projeto com “four Ms”. Do mesmo modo, assim como o 4M Linux 35, foi lançado o Redox OS 0.6, o sistema operacional baseado em micro-kernel escrito em Rust

Então, na verdade, em relação ao 4M Linux, são quatro novas versões com funcionalidades diversas

Lançados 4M Linux 35 e Redox OS 0.6

  • Manutenção (como um live CD de resgate do sistema);
  • multimídia (para reproduzir DVDs de vídeo e outros arquivos multimídia);
  • mini -server (usando o daemon inetd);
  • e mystery (fornecendo vários pequenos jogos Linux).

Como de costume, a nova versão atualiza muitos dos pacotes básicos. No entanto, também inclui alguns novos, como Inkscape e o jogo Dangerous Dave.

O status da série 4MLinux 35.0 foi alterado para estável. Como sempre, a nova versão principal tem alguns novos recursos. Inkscape (editor de gráficos vetoriais) agora está disponível como uma extensão para download. Dangerous Dave faz parte da coleção de jogos via DOSBox. Notepad ++ (editor de código avançado) foi incluído no pacote 4MLinux Wine. Nmap (scanner de rede) e ircII (cliente IRC) estão no 4MLinux Server. 

Aqui está o anúncio de lançamento completo, conforme publicado nas páginas do Blogspot do projeto.

Download:

4MLinux-35.0-64bit.iso (777 MB);

4MServer-35.0-64bit.iso (834 MB).

Lançados 4M Linux 35 e Redox OS 0.6

Por outro lado, o Redox OS 0.6 saiu na véspera de Natal com muitas correções de bugs e novos recursos. Então, o Redox OS 0.6 apresenta uma reescrita completa de seu gerenciador de memória kernel RMM, melhorias na implementação da biblioteca Relibc C, Pkgar como um novo formato de pacote e atualizações de compatibilidade de código Rust.

Já se passaram quase dois anos desde que Redox 0.5 foi lançado. Entretanto, daqui para frente eles esperam começar a lançar novas atualizações com mais frequência.

Downloads e mais detalhes sobre esta atualização de Natal com Redox 0.6 via Redox-OS.org.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.