Git 2.30 lançado com a nova nomenclatura “Main”

Claylson Martins
Claylson Martins

O novo Git 2.30 acaba de sair como a atualização de versão estável mais recente deste sistema de controle de revisão extremamente popular. A principal novidade é que, seguindo a tendência do código aberto nos últimos anos, o Git 2.30 foi lançado com a nova nomenclatura “Main”

No início de 2020, o lançamento do Git 2.28 trouxe o suporte para um nome de branch configurável/padrão para substituir o uso “master” que era o comportamento padrão até este ponto. Essa opção configurável tem funcionado bem para aqueles que desejam alterar o branch padrão do Git de “master” para “main” ou “default”.

Git 2.30 lançado com a nova nomenclatura “Main”

Git 2.30 lançado com a nova nomenclatura "Main"

No entanto, o próprio Git tem trabalhado nessa transição para o nome “main”. E, assim, com o Git 2.30, houve algumas atualizações em torno de seus testes internos para acomodar a eventual mudança.

Há muitos outros projetos que estão mudando para usar o nome do branch padrão “main” em vez do nome “master” existente. Então, este é o caso de repositórios hospedados pelo Fedora, Mesa e muitos outros que estão planejando migrar ou já migraram. Espera-se que projetos adicionais sigam o exemplo assim que o GitHub lançar seus novos recursos para aprimorar esse fluxo de trabalho.

O Git 2.30 também possui uma variedade de outras mudanças.

Os destaques deste lançamento incluem:

  • Ajustar os próprios testes do Git para que funcionem bem quando o nome do branch inicial padrão é “principal” em oposição a “master”. Tudo isso é uma preparação para a mudança do nome do branch padrão do Git para principal;
  • Atualizações de Userdiff para PHP/Rust/CSS;
  • O arquivo Git agora permite níveis de compressão superiores a 9 para a saída .tar.gz;
  • Manipulação de conclusão de linha de comando atualizada;
  • A reescrita do git bisect no código C continua;
  • Muitas correções por toda parte.

Mais detalhes sobre as mudanças do Git 2.30 por meio do anúncio de lançamento. Veja o código fonte aqui. Da mesma forma, veja outros detalhes aqui.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.