O que esperar do KDE Plasma em 2021?

Claylson Martins
Claylson Martins

Embora o desenvolvimento no KDE (e outros projetos de código aberto também) tenha sido mais leve esta semana como resultado dos feriados de Natal e Ano Novo, o desktop KDE ainda teve alguns aprimoramentos importantes. Além do roteiro do KDE 2021, o desenvolvedor Nate Graham publicou seu usual resumo de desenvolvimento semanal dos acontecimentos da semana. Sendo assim, o final de 2020 para o projeto KDE incluiu muito trabalho. Sendo assim, o que esperar do KDE Plasma em 2021?

KDE anuncia novidades mesmo durante os feriados

O gerenciador de arquivos Dolphin agora suporta a modificação do menu de contexto para remover itens que você provavelmente nunca usará; O que esperar do KDE Plasma em 2021?

O Okular tem uma detecção melhor de arquivos Markdown;

O que esperar do KDE Plasma em 2021?

O recurso de pesquisa no editor de texto Kate agora é muito mais rápido;

O recurso de campainha do terminal Konsole agora ativa a campainha do sistema também.

O Dolphin agora torna um pouco mais óbvio como você se conecta a um servidor remoto cujo URL você conhece quando clica no item Rede no painel Locais (Dolphin 21.04):

Agora você pode clicar com o botão do meio ou rolar em toda a área de seleção dos ícones da bandeja do sistema, em vez de apenas no pequeno ícone em si (Plasma 5.21);

Ao pesquisar por ações relacionadas à energia no KRunner (por exemplo, “Desligar”, “reiniciar” etc), o KRunner agora combina strings parciais e encontra as ações por suas palavras em inglês, mesmo quando o idioma do seu sistema está configurado para outra coisa (Plasma 5.21);

Kate e outros aplicativos baseados no KTextEditor agora mostram o texto arrastado enquanto ele está sendo arrastado (Frameworks 5.78).

Mais detalhes sobre as mudanças desta semana no KDE via Blog de Nate.

O que esperar do KDE em 2021?

Por outro lado, como dissemos no começo do post, o desenvolvedor do KDE, Nate Graham, publicou um roteiro de 2021 para o ano. Nate examinou as prováveis realizações para o ambiente de desktop este ano.

Assim, entre os itens do roteiro de 2021 estão:

  • a entrega de uma sessão Plasma Wayland “pronta para a produção”, manipulando adequadamente o suporte de impressão digital em toda a pilha do KDE;
  • conclusão do trabalho do ícone do Breeze Evolution, criando um substituto para o inicializador do aplicativo Kickoff;
  • e suporte para fluxo de texto dentro o emulador de terminal Konsole quando está sendo redimensionado.
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.