WireGuard é uma VPN extremamente simples, porém rápida e moderna, que utiliza criptografia de última geração. Ele foi projetado para superar o IPsec, sendo mais ágil, fácil e eficiente. Além disso, ele pretende ter um desempenho consideravelmente maior do que o OpenVPN. Saiba como instalar o WireGuard no Linux.
O WireGuard foi projetado para execução em interfaces incorporadas e supercomputadores semelhantes, adequado para muitas circunstâncias diferentes. Uma ferramenta multiplataforma e amplamente implementável.
Atualmente está em desenvolvimento intenso, mas já pode ser considerada a solução VPN mais segura, fácil de usar e simples do mercado. Ele usa usa criptografia de última geração, como a estrutura do protocolo Noise, Curve25519, ChaCha20, Poly1305, BLAKE2, SipHash24, HKDF e construções confiáveis seguras.
O WireGuard foi projetado com facilidade de implementação e para ser extremamente simples. Ele deve ser facilmente implementado em poucas linhas de código e facilmente auditável quanto a vulnerabilidades de segurança. Quando comparado com outros VPNs mais usados percebe-se sua simplicidade e abrangência. Ele é adequado para pequenos dispositivos incorporados como smartphones e roteadores de backbone totalmente carregados.
Instale-o no seu Linux e descubra suas funcionalidades! O WireGuard reside dentro do kernel do Linux, o que aliado a criptografia de ponta, significa que a rede segura pode ter uma velocidade muito alta.
Instalando o WireGuard no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o WireGuard no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o WireGuard no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o WireGuard no Fedora e derivados!
Para instalar o WireGuard no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o WireGuard no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o WireGuard no Fedora ou derivados:
Instalando o WireGuard no Debian e derivados!
Para instalar o WireGuard no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o WireGuard no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o WireGuard no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o WireGuard no Linux!