BeagleV: uma placa RISC-V acessível com suporte para Linux

Leonardo Santana
Leonardo Santana
Imagem: BeagleV.

O BeagleV é um pequeno PC de placa única que usa um processador RISC-V, oferece suporte para várias distribuições Linux e tem um preço comparativamente barato ($ 119).

A maioria dos computadores de placa única no mercado com suporte para Linux são baseados em ARM. Alguns usam chips x86-64 e alguns usam chips MIPS. O BeagleV usa um processador RISC-V.

BeagleV: uma placa RISC-V acessível com suporte para Linux

RISC-V é uma arquitetura de conjunto de instruções de código aberto livre de patentes. O código-fonte para ele está disponível sob uma licença BSD, o que significa que qualquer pessoa pode criar e mexer com os designs RISC-V para atender às suas necessidades.

BeagleV: uma placa RISC-V acessível com suporte para Linux
O BeagleV é um pequeno PC de placa única que usa um processador RISC-V. Imagem: BeagleV.

O BeagleV é menos poderoso do que dispositivos rivais, mas também menos caro. Sua acessibilidade tem o potencial de reduzir a barreira de entrada o suficiente para permitir que uma onda de inovação e interesse se espalhe pelo ecossistema RISC-V.

O BeagleV é construído em torno de um processador StarFive SiFive U74 dual-core de 1,5 GHz com 2 MB de cache L2. Não há GPU dedicada no primeiro lote de placas. As versões futuras virão com uma GPU dedicada.

Há um mecanismo neural para computação acelerada por hardware e um decodificador/codificador de vídeo capaz de lidar com a decodificação de vídeo 4K 60 fps.

Outros recursos incluem uma porta HDMI (30 fps 1080p), 4 portas USB 3.0, ethernet, áudio e slot para cartão microSD, uma porta USB Type-C para alimentação, além de Wi-Fi 2.4 GHz b/g/n e Bluetooth 4.2; conector GPIO de 40 pinos, dois conectores MIPI-CSI e um conector MIPI-DSI.

No momento, você precisa se inscrever para ter a chance de comprar o BeagleV. Apenas o modelo de $ 149 de 8 GB (sem GPU) está disponível para começar.

Em resumo, o BeagleV é um computador de placa única atraente, acessível e adaptável que usa processador RISC-V de código aberto.

OMG! Ubuntu!

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.