Instagram adiciona recurso para recuperar conteúdo excluído por engano

instagram-testa-rolagem-vertical-para-stories
Imagem: Rock Content

Você agora pode recuperar conteúdo que excluiu por engano, no Instagram. Graças ao seu novo recurso chamado “Excluídos Recentemente”, é possível encontrar histórias, fotos e vídeos excluídos por um período de 24 horas a 30 dias. A opção está acessível nas configurações do aplicativo.

Instagram: Recurso de recuperação de conteúdo

O Instagram finalmente adicionou um recurso solicitado por sua comunidade. Agora é possível recuperar o conteúdo excluído. Até porque, às vezes fazemos exclusões sem querer, ou até mesmo excluímos intencionalmente e depois nos arrependemos.

Com o novo recurso, as histórias ficarão acessíveis por 24 horas, enquanto o restante do conteúdo poderá ser restaurado em 30 dias.

Esse recurso, que recebeu o nome de Excluído recentemente, portanto, parece mais ou menos com a lixeira do computador, onde recuperamos os arquivos que excluímos. Para acessar o conteúdo exclusivo é bem simples. Basta o mesmo ir até uma pasta dedicada, localizada em Configurações>Conta>Excluídos recentemente.

Além disso, o Instagram também especifica que a duração da recuperação do arquivo pode estender-se até 90 dias, a rede social retendo os dados no caso de exclusão de uma conta.

O anúncio do Instagram também parece apontar para a possibilidade de uma conta ser hackeada como o motivo para implantar o recurso. De fato, o aplicativo explica que para restaurar o conteúdo excluído, é necessário provar que o usuário é de fato o verdadeiro dono da conta. Inclusive, essa verificação também ocorre durante a exclusão final.

O Instagram chegou a dizer que conhecia essa solicitação dos usuários ara a implantação do tal recurso. A rede social disse ainda que “Pela primeira vez, você pode acessar e restaurar o conteúdo excluído no Instagram. Também adicionamos proteções para evitar que hackers comprometam sua conta e excluam as postagens que você compartilhou”.

Além disso, a rede social vem adicionando bastante recursos nos últimos tempos. Lançou o formato Reels, seu formato de vídeo curto inspirado no sucesso do TikTok, e continuou a trabalhar na sua fusão com o Messenger, permitindo ainda o envio de mensagens entre os dois serviços. Assim, talvez possamos esperar ainda mais recursos no Instagram, no futuro.

Com informações de: PhonAndroid