A cada nova versão do Android, muitos novos recursos são implementados. Este ano, com o lançamento do primeiro Android 12 Developer Preview, também vimos a primeira vez que o lançamento foi acompanhado de previews para Android TV e Google TV. No entanto, as atualizações em si não têm muitas novidades.
As atualizações do Android geralmente não trazem novos recursos de TV
A última vez que uma atualização do Android forneceu recursos importantes no Android TV foi na versão Oreo, quando o Google reformulou completamente a experiência. Desde então, não mudou muito.
A próxima versão, o Android 9 Pie, foi uma das maiores atualizações, mas ainda não fez nada de importante. O Android TV 10 trouxe o Project Treble com ele, além de fazer mais algumas otimizações de desempenho. Voltada para o usuário, porém, esta atualização não fez nada. O mesmo se aplica ao Android TV 11, que praticamente não teve adoção.
O fato é que a maioria dos novos recursos que o Google oferece a suas plataformas de TV não vem de atualizações do Android, eles vêm de atualizações de inicializador, aplicativos e outros métodos.
Muitas das novidades estão “escondidas”
Se você não percebeu um padrão neste ponto, a maioria das mudanças que encontrará nas atualizações da plataforma Android TV são feitas fora da visão do usuário. Ou seja, o Android TV 12 terá uma adoção mais ampla e, como tal, significa que esta atualização provavelmente será a primeira vez que o armazenamento com escopo terá efeito na Android TV/Google TV.
Para o usuário médio, isso nunca importará. No entanto, aqueles que desejam fazer o sideload de aplicativos podem ter problemas, embora não possamos dizer que encontramos algum até o momento.
Além disso, no que diz respeito ao Google TV baseado no Android 12, havia literalmente apenas um recurso voltado para o usuário que o pessoal do 9to5Google conseguiu encontrar. Na guia “Para você”, a tela inicial agora mostra uma lista de “Vídeos recomendados” fornecida pelo YouTube, completa com o logotipo. Entretanto, o Google poderia lançar isso para o novo Chromecast com uma atualização do aplicativo, por exemplo.
Assim, a verdade é que as principais atualizações do Android nunca foram um grande problema para a Android TV. A plataforma é normalmente uma versão completa atrás e literalmente ignorou versões inteiras do sistema operacional mais de uma vez.