GIMP 2.10.24 lançado com Off-Canvas Point Snapping

GIMP 2.10.30 melhora o suporte para arquivos PSD e AVIF
gimp

Um dos mais populares editores de imagem de código aberto e plataforma cruzada na plataforma GNU/Linux acaba de ganhar nova versão. A atualização 2.10.24 do GIMP (GNU Image Manipulation Program) está agora disponível para download ou atualizações. Esta versão chega seis meses após a atualização do GIMP 2.10.22.

O GIMP 2.10.24 é principalmente uma versão de correção de bug que melhora o suporte para vários formatos de arquivo de imagem, como arquivo BMP, DDS, HEIF, JPEG, PDF, PNG, PSD, PSP e TIFF.

O GIMP 2.10.24 é principalmente uma versão de correção de bug, que mais uma vez vem com melhorias no suporte ao formato de arquivo, reforçam os desenvolvedores do programa.

No entanto, as mudanças mais importantes no GIMP 2.10.24 são:

  • Ajuste de ponto fora da tela;
  • Suporte a metadados GeoTIFF (informações de georreferenciamento incorporadas em um arquivo TIFF usado por criadores de mapas);
  • Muitas melhorias no visualizador e editor de metadados;
  • Muitos formatos de arquivo são aprimorados, entre les: HEIF, PSP, TIFF, JPEG, PNG, PDF, DDS, BMP, PSD;
  • Nova operação “ Negative Darkroom ” para simular impressões de ampliação de digitalizações de negativos fotográficos;
  • A importação de imagem RAW agora lida com darktable 3.6 e superior;
  • Nova tradução de Kabyle.

Suporte a metadados GeoTIFF

Observe que nenhuma lógica semântica é implementada, ou seja, o GIMP só pode exportar o que importou (a caixa de seleção só será sensível na exportação se houver metadados GeoTIFF na importação), explicaram os desenvolvedores. Isso não vai ajustar o conteúdo de metadados para você.

GIMP 2.10.24 lançado com Off-Canvas Point Snapping

/home/claylson/Downloads/sempreupdate/Screenshot_20210331_204514.png

Também aprimorados nesta versão estão o visualizador e editor de metadados, que agora são mais robustos ao duplicar guias, ao lidar com codificação e dados de GPS ou ao mapear a similaridade entre tags IPTC e XMP.

Outras mudanças dignas de nota no GIMP 2.10.24 incluem:

  • uma nova operação “Negative Darkroom” capaz de simular impressões de ampliação de digitalizações de negativos fotográficos;
  • suporte para manipulação de imagens RAW de Darktable 3.6 e posterior no importador de imagens RAW;
  • e uma nova tradução de idioma para Kabyle.

Nova operação de “câmara escura negativa”

Por outro lado, existem várias outras correções de bugs para tornar o GIMP mais estável e confiável. Portanto, verifique as notas de versão completas para obter mais detalhes.

Enquanto isso, você pode baixar o GIMP 2.10.24 agora mesmo do site oficial, embora apenas o tarball de origem esteja disponível para sistemas GNU/Linux. Então, você deve usar o pacote Flatpak ou esperar que a nova versão chegue nos repositórios de software estáveis da sua distro antes de atualizá-la.

9to5 Linux