Tails 4.18 lançado com navegador Tor 10.0.16 e firmware Intel atualizado

Claylson Martins
Claylson Martins

O sistema live para navegação anônima Tails (também conhecido como Anonimous OS) foi atualizado nesta semana. Assim, o novo Tails 4.18 acaba de ser lançado com navegador Tor 10.0.16 e firmware Intel atualizado. Além disso, poderemos encontrar muitas correções de bugs e outras melhorias.

Baseado na série de sistema operacional Debian GNU/Linux 10 “Buster”, o Tails 4.18 contém pacotes atualizados de Intel (intel-microcode 3.20210216.1 ~ deb10u1) e Linux (firmware-linux-nonfree 20210315-2) para garantir o suporte para os mais novos hardwares (por exemplo, Wi-Fi, gráficos, rede etc).

Ele também vem com o mais recente navegador Tor Browser 10.0.16 para facilitar a navegação anônima na World Wide Web, bem como o cliente de e-mail de código aberto Mozilla Thunderbird 78.9.0. Esta é uma versão de correção de bug que introduz várias melhorias em torno do endereço Livro, Calendário, Gerenciador de Complementos e notificações por e-mail.

Tails 4.18 lançado com navegador Tor 10.0.16 e firmware Intel atualizado

Tails 4.18 lançado com navegador Tor 10.0.16 e firmware Intel atualizado

Várias outras mudanças estão incluídas no Tails 4.18, como a remoção do editor shareware Poedit para traduzir interfaces. Assim, o Tails agora usa a ferramenta de tradução baseada na web libre Weblate para fornecer texto traduzido para a distribuição e seu website.

Além disso, esta versão remove a notificação “Sincronizando o relógio do sistema” que é exibida durante a conexão com a rede Tor porque não recomendava uma ação específica para os usuários realizarem e também pareceria confuso para alguns, pois pensavam que deveriam precisa alterar as configurações do relógio UTC.

Outras mudanças:

O Tails agora faz uso dos repositórios de software do Debian GNU/Linux mais confiáveis, já que se conecta aos repositórios APT usando o endereço HTTPS ao invés do endereço .onion. Essa alteração também torna o recurso de software adicional mais confiável.

Por último, uma mensagem de erro agora é exibida quando a ferramenta Upgrader falha ao baixar a chave de assinatura. Além disso, o Tails 4.18 é alimentado pela série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo. Verifique as notas de lançamento para mais detalhes.

Como baixar o novo Tails

Você pode baixar o Tails 4.18 agora mesmo do site oficial se quiser permanecer com a navegação anônima on-line o tempo todo. Os usuários existentes executando o Tails 4.15 ou posterior podem simplesmente atualizar suas instalações usando o recurso de atualização automática.

Se você estiver executando o Tails 4.14 ou uma versão anterior, observe que as atualizações automáticas estão quebradas, então você terá que fazer uma atualização manual seguindo estas instruções ou executando o seguinte comando em um emulador de terminal:

sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y

Baixe o Tails 4.18

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.