O Twitter envia e-mails solicitando confirmação de contas, acidentalmente

Jardeson Márcio
Jardeson Márcio
Imagem: Bleeping Computer

O Twitter é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo inteiro. Os usuários compartilham seus pensamentos, fotografias, memes e levantam os assuntos mais comentados do momento. Um lugar de “paz e lazer”. No entanto, alguns usuários do Twitter passaram por momentos de pânico na noite de quinta-feira, quando a empresa acidentalmente enviou e-mails pedindo aos usuários para confirmarem suas contas, o que parecia suspeitamente um ataque de phishing.

A confirmação de conta solicitada gerou um alvoroço entre os usuários que enviavam mais e mais tweets suspeitando de ataque, pedindo que todos deletassem os emails imediatamente. O pânico se instalou rapidamente e muitas contas postaram sobre o ocorrido, ainda sem saber o que estava se passando.

O pessoal do Bleeping Computer aponta que esses e-mails começaram por volta das 22h EST (23h no horário de Brasília), com várias contas do Twitter operadas pela Bleeping Computer e seus redatores recebendo os e-mails.

o-twitter-envia-e-mails-solicitando-confirmacao-de-contas-acidentalmente
Imagem: Reprodução | Bleeping Computer

Os e-mails recebidos do Twitter

Os e-mails usavam o assunto “Confirme sua conta do Twitter” e incluíam um botão chamado “Confirmar agora”. Embora todos os links nos e-mails parecessem legítimos, como não se esperava esses e-mails, suspeitou-se imediatamente de que era um ataque de phishing.

A suspeita do Bleeping Computer era ainda mais alimentada pela quantidade de usuários que também relatavam o recebimento dos e-mails em suas contas. Os usuários começaram a acessar o Twitter para expressar suas preocupações que, eram legítimas para eles. No entanto, ao contrário do que os usuários imaginaram, não se tratou de um ataque de phishing.

A verdade nua e crua é que os e-mails de confirmação foram simplesmente um acidente do Twitter. Acidentalmente a empresa enviou os e-mails aos usuários. Inclusive, a empresa confirmou isso através da sua conta de suporte do Twitter.

Para aqueles que acordam e encontram o e-mail de confirmação do Twitter na caixa de entrada, você pode ignorar a mensagem com segurança e simplesmente excluí-la. Não foi um ataque de phishing, foi apenas um “acidente de percurso”, ou mais um pobre estagiário julgado sem provas (brincadeira).

Esperamos que o Twitter tome as devidas providências para que o ocorrido não se repita e instale o “caos” novamente, com seus usuários “enlouquecidos” achando que estavam sendo vítimas de uma ataque de phishing.

Pelo menos a empresa já se pronunciou e esclareceu o ocorrido e não precisamos nos preocupar com os e-mails em suas caixas de entrada. Apenas os excluam! Esperamos não contar com mais outro susto desses.

Via: Bleeping Computer

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.