A impressão que temos é que os aplicativos parecem sempre mais “pesados”, sobrecarregando os recursos dos nossos telefones e nosso plano de dados. O Google tentou combater isso com App Bundles, um sistema que permite que os desenvolvedores criem várias versões de seus aplicativos para diferentes configurações de dispositivo, a Play Store, em seguida, baixa o APK apropriado para o telefone do usuário. Agora, o Google quer dar um passo adiante com a “Otimização da instalação de aplicativos” na Play Store, que estudará qual parte de um aplicativo é usada quando ele é aberto inicialmente e usa esses dados para melhorar o processo de atualização e inicialização do aplicativo.
Ao baixar o Instagram pela primeira vez, por exemplo, você pode passar os primeiros dez minutos configurando seu perfil e encontrando amigos. Se esse for o caso para um número significativo de usuários, a Play Store fará o download dessa parte da instalação do aplicativo primeiro, deixando as ferramentas de postagem ou o visualizador de histórias desinstalados até que você tente usá-los ou sua conexão fique mais forte.
Esses dados também podem ser usados ??para melhorar o gerenciamento de recursos em seu dispositivo. Em vez de abrir o aplicativo inteiro na RAM, o telefone pode carregar as peças que você mais usa, reduzindo a carga do processador e a quantidade de RAM necessária.
Isso é feito em conformidade com a política de privacidade existente do Google, portanto, nenhuma de suas informações pessoais será usada e não será analisado nada fora do aplicativo em questão. Ele também não coletará informações sobre o que foi baixado ou carregado no aplicativo, portanto, as postagens que você visualizar ou criar nas redes sociais não serão enviadas de volta para análise.
Apesar de ser um excelente recurso, o Google permitirá que você desative o processo. Para fazer isso, abra a página de configurações da Play Store e desative o recurso. Isso apenas desabilitará a análise de seu uso, então você ainda se beneficiará dos tempos de carregamento mais rápidos que resultam do processamento dos dados de outras pessoas.
O recurso de otimização das instalações começa a ser implementado na Ply Store
De acordo com várias fontes diferentes, os usuários estão começando a ver um alerta de que o otimizador de instalação do aplicativo está ativo. A mensagem pop-up deixa claro que os dados estão sendo coletados e usados ??para acelerar os procedimentos de instalação do aplicativo. Estranhamente, a mensagem não menciona o fato de que os dados serão coletados e tornados anônimos.
Embora o recurso seja ativado automaticamente, é encorajador ver que o Google está informando aos usuários precisamente onde e como desativá-lo no menu Configurações, se assim o desejarem. Espere ver este alerta em seus dispositivos Android em algum lugar no futuro próximo.
Via: Android Police