Nada de acessar o Grub ou usar outros métodos mais complicados para carregar seu sistema operacional. Basta usar um botão físico e pronto. Você poderá fazer seu dual boot entre Linux e Windows de uma forma muito mais prática, suave, rápida e segura. Pelo menos é o que promete o usuário Stephen Holdaway que criou dispositivo para escolher se seu PC inicializa com Windows ou Linux.
A chave criada facilita muito a escolha da distribuição, seja Linux ou Windows, principalmente para quem possui mais de um sistema operacional em um mesmo HD ou em HDs diferentes. O interruptor, portanto, evita o famoso carregador de dual) boot.
Holdaway estava cansado de algo que todos nós que inicializamos várias vezes o Windows 10 com Linux sabemos: as manobras que às vezes precisam ser feitas para escolher o Windows antes que o GRUB o esgote e inicialize direto para a distribuição principal do Linux.
O interruptor de seleção de inicialização de hardware
Ele explica que após uma década de inicialização dupla com o Linux, se cansou de esperar para mudar para a tela de seleção do GRUB toda vez que queria ir para o Windows. Então, deste modo, ele começou a trabalhar para criar um switch que é capaz de determinar o sistema operacional a ser inicializado cada vez que ele ligar o computador.
E este dispositivo tem um nome já divulgado: é o Hardware Boot Selection Switch. Portanto, trata-se de um dispositivo de armazenamento USB contendo um script GRUB dinâmico, que determina uma variável para indicar a posição do switch físico.
Basicamente, o que ele fez foi “disfarçar” a chave do seu dispositivo USB usando uma placa STM32 que permitiria a você programar o circuito para mapear as duas posições da chave: Linux e Windows. Além disso, Holdaway escreveu o firmware para a placa e também postou no GitHub.
Todos os detalhes do projeto, e como exatamente ele o realizou, estão disponíveis no Hackaday caso alguém queira replicar para si mesmo. É muito trabalho para um aborrecimento minúsculo, mas certamente é muito interessante.
O que diz o anúncio
A inicialização dupla do Linux e do Windows é uma ótima maneira de obter o melhor dos dois mundos, mas há uma coisa que sempre me incomodou. Para inicializar no Linux, simplesmente pressiono o botão liga / desliga e vou embora. Por outro lado, inicializar no Windows requer um golpe tático e cronometrado de precisão no teclado para alterar a seleção quando o GRUB se revelar brevemente: