Um novo gesto para o início rápido do Google Assistente no smartphone surgiu junto com o Android 12. Mas agora o Google parece estar escolhendo um caminho diferente para a implementação do recurso. De qualquer forma, a nova função agora apareceu pela primeira vez no Google app, o que ainda é essencial para usar o Google Assistente. O Google Assistente em breve poderá ser acionado por um botão nos telefones Pixel.
No entanto, a nova função só aparece em combinação com o Android 12 e a versão beta mais recente do Google app. Até agora, a nova configuração não foi encontrada em dispositivos com Android 11. O Google também não optou necessariamente por uma nova ideia para o novo gesto. Em vez disso, você recorre à solução de outros fabricantes.
A novidade é que podemos iniciar o Google Assistente usando o botão liga/desliga do telefone. Um excelente recurso que fará toda a diferença para alguns usuários. Além disso, quanto mais praticidade, melhor.
O botão liga/desliga leva você ao Google Assistente
Por exemplo, em dispositivos OnePlus, o Google Assistente abre quando mantém-se pressionado o botão liga/desliga por um breve momento. Outros fabricantes também oferecem métodos semelhantes. O pessoal do Smartdroid chegou a levantar uma questão de que o botão inicial do Android 11 é muito usado para recursos de casa inteligente e que não gostariam de ver isso sendo sacrificado pelo Google Assistente.
Será que o Google combina de alguma forma o menu de ativação mais extenso e o Google Assistente para o novo gesto? Não temos como saber disso. No entanto, acreditamos que nenhum usuário vai querer perder ou substituir algum recurso que use, principalmente no dia a dia.
Neste ponto, não está claro se o Google realmente apresentará o novo gesto a partir do Android 12. Com seus próprios smartphones Android, é mais ou menos irrelevante porque as gerações mais recentes são atualizadas para o Android 12 e, portanto, apenas os dispositivos mais antigos são descartados. Com os modelos atuais do Pixel, o Google não oferece um gesto em combinação com o hardware físico sem que tenhamos que dizer algo ou deslizar na tela.
Assim, talvez o recurso seja implementado no Android 12 com os dispositivos já existentes, ou até mesmo seja lançado com os futuros telefones Pixel. Esperamos ver o recurso em ação em todos os disposotivos do Google em breve.
Além desse recurso, esperamos ver o Google Assistente cada vez melhor, com novas opções e gestos para um controle cada vez mais prático. Talvez o Google invista cada vez mais em seu Assistente.