Nim é uma linguagem de programação de sistemas compilada e com um design que se concentra na eficiência, expressividade e elegância. Neste tutorial, saiba como instalar a linguagem de programação Nim no Linux.
Inspirando-se em várias linguagens, a sintaxe do Nim é facilmente compreendida e resulta em um código que pode ser modificado de forma muito eficaz.
- Sintaxe significativa de recuo;
- Múltiplas construções inspiradas em Python;
- Lambdas multilinhas;
- Combina conceitos de sucesso de Ada e Modula.
O Nim implementa uma pequena linguagem central com um poderoso conjunto de recursos de metaprogramação.
Os recursos de metaprogramação do Nim incluem suporte para genéricos, modelos e macros. Isso permite que o Nim seja estendido com suporte para vários paradigmas de programação e permite que os desenvolvedores evitem boilerplate. A biblioteca padrão implementa async await usando esses recursos de metaprogramação e a comunidade Nim desenvolveu vários pacotes implementando diferentes paradigmas de programação.
Este repositório é um conjunto de GitHub Actions e Snapcraft snap templates que automatizam a implantação de compilações estáveis, LTS e noturnas da linguagem de programação Nim e ferramentas agrupadas.
Siga o tutorial abaixo e instale o NIm agora mesmo no seu Linux!
Instalando o Nim LTS 1.0.x no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o Nim LTS 1.0.x no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Nim LTS 1.0.x no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o Nim LTS 1.0.x no Fedora e derivados!
Para instalar o Nim LTS 1.0.x no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Nim LTS 1.0.x no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Nim LTS 1.0.x no Fedora ou derivados:
Instalando o Nim LTS 1.0.x no Debian e derivados!
Para instalar o Nim LTS 1.0.x no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Nim LTS 1.0.x no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Nim LTS 1.0.x no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Nim LTS 1.0.x no Linux!