Fractal é um aplicativo de mensagens Matrix para GNOME escrito em Rust. Sua interface é otimizada para colaboração em grandes grupos, como projetos de software livre. Neste tutorial, saiba como instalar o aplicativo de mensagens Fractal no Linux.
O Fractal atualmente não tem suporte para criptografia, mas existe uma iniciativa para isso. O esforço atual é criar um módulo monolítico para o Fractal interagir. O referido módulo tratará de todas as tarefas criptográficas. O objetivo é reduzir a quantidade de trabalho necessária para implementar a criptografia ponta a ponta, tendo algo com que interagir, em vez de uma enorme superfície de API.
Se a privacidade não for algo que você julgue prioridade em suas mensagens, você pode usar o Fractal para suas comunicações mais simples. Então, basta instalar a ferramenta em seu computador agora mesmo. Siga o tutorial abaixo e execute a instalação de forma simples e rápida.
Instalando o aplicativo de mensagens Fractal no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o Fractal no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Fractal no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o Fractal no Fedora e derivados!
Para instalar o Fractal no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Fractal no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Fractal no Fedora ou derivados:
Instalando o Fractal no Debian e derivados!
Para instalar o Fractal no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Fractal no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Fractal no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Fractal no Linux!