De acordo com imagens vazadas no site OMG Ubuntu, ao que parece esta famosa e importante distribuição Linux estaria desenvolvendo um novo logotipo para estrear em breve. Segundo a publicação, um ‘grande esforço de reformulação da marca’ está em andamento na Canonical e pode resultar em mudanças substanciais nos logotipos, ícones e cores que atualmente associamos ao Ubuntu.
A notícia do novo trabalho está na última postagem do blog do resumo da equipe de Design e Web. Lá, Anthony Dillon da Canonical revela que a equipe da marca está “trabalhando em novos logotipos” como parte de uma reformulação visual mais ampla que afeta muitos (se não a maioria) dos produtos e serviços da Canonical. Portanto, isso inclui o Ubuntu.
A equipe da web diz que está colaborando com a equipe da marca para descobrir como “…os novos logotipos e a direção da marca podem afetar os componentes de navegação e cabeçalhos existentes em nossos sites”.
E para aguçar a curiosidade, Anthony Dillon compartilha esta maquete:
E aqui está a mesma página do site do Ubuntu com a aparência agora:
Você percebe o “novo” logotipo do Ubuntu na barra de navegação?
É certo que este “novo” logotipo pode não ser um logotipo real. A imagem em exibição pode ser uma versão de trabalho em andamento. Pode ser um protótipo abandonado.
Ainda assim, o fato de a equipe de design não usar o logotipo oficial do Ubuntu em seus modelos é possivelmente revelador (ou pelo menos estranho se uma mudança no logotipo do Ubuntu não estiver planejada).
Distribuição Ubuntu Linux pode ganhar novo logotipo
À primeira vista, parece uma reinterpretação dramática da identidade da marca Ubuntu, mas, em uma inspeção mais próxima, é realmente mais intrigante. Lembra aqueles primeiros papéis de parede do Ubuntu (e retrospectivamente um pouco NSFW) onde humanos reais (às vezes vestidos, às vezes não) foram usados ??para recriar o logotipo.
Em vez de pessoas de mãos dadas, o ícone ‘novo’ parece mostrá-las de braços dados. É potencialmente uma representação mais poderosa e emotiva da interdependência do “Ubuntu” como sistema operacional, plataforma, comunidade.
Nada está confirmado, por enquanto
Esta não é a primeira vez que a web e o design do Ubuntu mencionam seus esforços na exploração da “hierarquia de marca”, na qual o Ubuntu provavelmente apresenta até certo ponto.
Quão “importante” poderia ser essa ‘grande reformulação’?
Muito cedo para dizer.
Sabemos que a mudança de marca inclui uma solicitação para remover cores mais fortes como o roxo do tema Yaru GTK. Provavelmente, isso não estaria acontecendo se mudanças mais amplas e abrangentes não estivessem pelo menos em mente.
Via OMGUbuntu