Há pouco tempo houve o lançamento da nova versão do postmarketOS 21.06. Esta atualização tem por base o sistema para Alpine Linux 3.14. Além disso, o kernel foi atualizado e há maior compatibilidade de dispositivos oficialmente suportados. Portanto, om o novo PostmarketOS 21.06 há suporte para mais dispositivos.
Para quem não conhece o PostmarketOS deve saber que esta é uma distribuição Linux de software gratuito e de código aberto em desenvolvimento principalmente para smartphones e tablets, baseado em Alpine Linux, Musl e BusyBox. O objetivo do projeto é proporcionar a oportunidade de usar o kit de distribuição Linux em um smartphone, que não depende do ciclo de vida do firmware oficial de suporte e não está vinculado às soluções padrão dos principais players da indústria que estabelecem o desenvolvimento vetor.
O ambiente postmarketOS é unificado tanto quanto possível e reúne todos os componentes específicos do dispositivo em um pacote separado, todos os outros pacotes são idênticos para todos os dispositivos e são baseados em pacotes Alpine Linux.
Em compilações, sempre que possível o kernel linux vanilla é usado e se isso não for possível, kernels de firmware preparados pelos fabricantes dos dispositivos são usados, além do KDE Plasma Mobile vir como skins personalizados, Phosh, Sxmo. No entanto, é possível instalar outros ambientes incluindo GNOME, MATE e Xfce.
PostmarketOS 21.06 adiciona suporte para mais dispositivos. O que mais há de importante:
Temos o prazer de anunciar a versão v21.06 do postmarketOS, baseada no Alpine Linux 3.14! Se você está se perguntando por que isso aconteceu três meses após o último lançamento, a razão é que conseguimos acompanhar o lançamento da Alpine mais de perto desta vez. Em vez de dois meses e meio após o lançamento da Alpine, levamos apenas meio mês para lançar este. Os próximos lançamentos podem ser esperados a cada seis meses a partir de agora, seguindo de perto os lançamentos da Alpine.
Nesta nova versão que é apresentada do PostmarketOS 21.06 como mencionamos a base do sistema está sincronizada com Alpine Linux 3.14. Além disso, o número de dispositivos oficialmente suportados pela comunidade aumentou de 11 para 15. Agora, ele pode ser instalados nos seguintes modelos de smartphones: OnePlus 6, OnePlus 6T, Xiaomi Mi Note 2 e Xiaomi Redmi 2.
Entre as mudanças que foram feitas nesta nova versão está que todas as interfaces de usuário foram atualizadas para versões posteriores e todas as portas do dispositivo foram melhoradas.
Outra mudança importante é em desbloquear rootfs com osk-sdl que agora desabilita arquivos de leitura/gravação, aumentando o desempenho de gravação em benchmarks simples em cerca de 35% e o desempenho de leitura em cerca de 33% em sistemas de arquivos com blocos de 4K, além do prompt de nome de usuário/senha para o usuário SSH dedicado no instalador do dispositivo, tornando a instalação menos complexa.
O kernel foi otimizado para o PinePhone para prolongar a vida útil da bateria. O kernel Linux para dispositivos Pine64 é construído com base no projeto linux-sunxi.
Por outro lado Phosh foi movido por padrão para o gerenciador de arquivos do portfólio, que é mais adequado para telas de dispositivos móveis. O Nemo fornecido acima pode ser instalado a partir do repositório Alpine Linux.
Para todos os dispositivos, exceto OnePlus 6/6T e Xiaomi Mi Note 2, o conjunto predefinido de regras de filtragem de pacotes nftables é habilitado por padrão.
As regras sugeridas padrão permitem conexões SSH de entrada por meio de adaptadores de rede USB e Wi-Fi, bem como solicitações DHCP por meio de adaptadores USB.
Das outras mudanças que se destacam desta nova versão:
- Não é mais possível alternar para o modo de espera enquanto a música está tocando, mesmo se o aplicativo não bloquear diretamente a ativação do protetor de tela por meio da API de inibição.
- Na interface de rede WWAN, qualquer conexão de entrada é proibida.
- Agora, um firewall está incluído, alimentado por nftables.
- Mudanças foram feitas para melhorar a estabilidade do Wi-Fi no smartphone Librem 5.
- O suporte para cartão inteligente foi adicionado para o Librem 5.
- As conexões de saída são permitidas para todos os tipos de interfaces de rede.
- Versões atualizadas de todas as interfaces de usuário.
Se você estiver interessado em saber mais sobre o postmarketOS 21.06, acesse os detalhes no link a seguir.