O Google encerrará o suporte para Android Jelly Bean

O Google encerrará o suporte para Android Jelly Bean. A versão do Play Services 21.30.99 será a última lançada.

Alemanha quer forçar fabricantes de celulares a dar sete anos de atualizações de software
Imagem: 24enews

O Google anunciou que deixará de oferecer suporte para dispositivos que executam o Android Jelly Bean além da versão do Play Services 21.30.99, que deve ser lançada no final de agosto. A plataforma Android Jelly Bean foi lançada pela primeira vez em julho de 2012.

A empresa diz que decidiu descontinuar as atualizações do Jelly Bean, pois muitas das melhorias e recursos que foram lançados para o Android desde 2012 não são todos portados para trás, resultando em “aumento do tempo gasto pelo desenvolvedor e controle de qualidade em novos recursos que requerem tratamento especial”.

o-google-encerrara-o-suporte-para-android-jelly-bean
Imagem: Android Developer Blog

O Google agora está recomendando aos desenvolvedores que usem a API de nível 19 (Android KitKat) como o nível de API mínimo compatível, uma vez que a API de níveis 16 a 18 não receberá mais atualizações do Play Services depois de agosto. Depois que os desenvolvedores usarem a API de nível 19 e atualizarem seus aplicativos, aqueles que usam dispositivos com níveis de API inferiores a 19 não poderão ver ou baixar a atualização.

Android Jelly Bean e o encerramento do suporte

Mesmo com o encerramento do suporte do Play Serviced, os usuários que ainda tiverem o sistema instalados em seus dispositivos, ainda poderão obter a versão publicada mais recentemente do aplicativo direcionada a seus telefones. Isso significa que, embora os dispositivos que executam o Jelly Bean possam continuar a executar os melhores aplicativos Android da Play Store, eles perderão os novos recursos.

Além disso, os desenvolvedores também podem optar por continuar a oferecer suporte a dispositivos que executam Jelly Bean, criando vários APKs que suportam diferentes níveis mínimos de API. Isso, provavelmente, deve trazer uma certa limitação.

O Google foi atingido por um novo processo antitruste sobre as políticas da Play Store no início desta semana. A ação, que foi movida por uma coalizão de 37 procuradores-gerais estaduais, alega que o gigante das buscas tem um “monopólio ilegal” sobre a distribuição de aplicativos Android por meio da Play Store. Ainda não sabemos em quê esse processo vai dar. No entanto, visualizamos um longo caminho até que tudo se resolva e o processo não seja mais um problema para o Google.

Um estudo conduzido pela Comscore também alegou que o Google sufoca a competição com seus aplicativos padrão no Android. O estudo descobriu que doze dos vinte aplicativos Android mais usados ??nos Estados Unidos foram pré-instalados pelo Google, destaca o AndroidCentral.

Fique ligado, caso tenha um smartphone com o Android Jelly Bean. O suporte será encerrado em breve e isso pode dificultar o suporte para aplicativos que você usa com frequência, por exemplo.

Via: AndroidCentral