Grex é uma biblioteca e também um utilitário de linha de comando cujo objetivo é simplificar a tarefa frequentemente complicada e tediosa de criar expressões regulares. Ele faz isso gerando automaticamente uma única expressão regular a partir de casos de teste fornecidos pelo usuário. A expressão resultante tem a garantia de corresponder aos casos de teste a partir dos quais foi gerada. Neste tutorial, saiba como instalar a biblioteca Grex no Linux.
Este projeto começou como uma porta Rust da ferramenta JavaScript regexgen escrita por Devon Govett. NO entanto, o plano agora é adicionar novos recursos ao Grex, já que o Rust realmente brilha quando se trata de ferramentas de linha de comando. Grex oferece todos os recursos fornecidos pelo regexgen e muito mais.
A filosofia do Grex é gerar a expressão regular mais específica possível por padrão, que corresponda exatamente à entrada fornecida e nada mais. Com o uso de sinalizadores de linha de comando (na ferramenta CLI) ou métodos de pré-processamento (na biblioteca), expressões mais generalizadas podem ser criadas. As expressões produzidas são expressões regulares compatíveis com Perl que também são compatíveis com o analisador de expressão regular na caixa de regex de Rust.
Outros analisadores de expressão regular ou respectivas bibliotecas de outras linguagens de programação não foram testados até agora, mas devem ser compatíveis também. Grex é uma excelente ferramenta que você precisa ter em seu computador. Instale-a agora mesmo, seguindo o tutorial abaixo!
Instalando a biblioteca Grex no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o Grex no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Grex no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
sudo snap install grex
Instalando o Grex no Fedora e derivados!
Para instalar o Grex no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
sudo dnf install snapd
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap
E agora, vamos executar o comando para instalar o Grex no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Grex no Fedora ou derivados:
sudo snap install grex
Instalando o Grex no Debian e derivados!
Para instalar o Grex no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
apt update
apt install snapd
E agora, vamos executar o comando para instalar o Grex no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Grex no Debian e derivados:
sudo snap install grex
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Grex no Linux!