Linux completa 30 anos de existência

Claylson Martins
Por Claylson Martins

O tempo passou voando. Até mesmo para muitos de nós, acostumados com tecnologia, foi tudo muito rápido e neste 25 de agosto, a criação do sistema operacional Linux completa 30 anos de existência. Será que se deram conta que já passaram três décadas desde que Linus Torvalds anunciou seu mais famoso invento? E a data não poderia passar em branco, dada a importância do Linux para a tecnologia. Até mesmo gigantes como a Microsoft se renderam à novidade que antes criticava duramente e que deixou feridas profundas.

Então, há trinta anos, Linus Torvalds anunciou seu sistema operacional gratuito para o mundo. Tal como acontece com muitos dos gigantes, o Linux teve um início humilde como um pequeno projeto de estimação. 

O GNU estava trabalhando em um ambicioso sistema operacional de domínio público, mas o projeto foi adiado e os entusiastas rapidamente adotaram o novo projeto de Linus. Ao longo dos anos, o Linux cresceu e se tornou uma base de software livre disponível globalmente que permaneceu amplamente resistente à interferência de governos, corporações e instituições acadêmicas. O Linux melhora a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo, funcionando em tudo, desde computadores servidores a smartphones e dispositivos embarcados.

Linux completa 30 anos de existência

O estudante finlandês Linus Benedict Torvalds, tinha então 21 anos quando fez seu agora famoso anúncio no dia 25 de agosto de 1991, no grupo de notícias comp.os.minix, dizendo que está trabalhando em um sistema operacional gratuito para 386 (486) clones AT como um “hobby”.

Olá a todos usando o minix –

estou fazendo um sistema operacional (gratuito) ( apenas um hobby, não será grande e profissional como o GNU ) para 386 (486) clones AT. Isso está fermentando desde abril e está começando a ficar pronto. Eu gostaria de qualquer feedback sobre coisas que as pessoas gostam / não gostam no minix, já que meu sistema operacional se parece um pouco com ele (mesmo layout físico do sistema de arquivos (devido a razões práticas), entre outras coisas).

Eu já portei o bash (1.08) e o gcc (1.40), e as coisas parecem funcionar. Isso significa que terei algo prático em alguns meses e gostaria de saber quais recursos a maioria das pessoas gostaria. Todas as sugestões são bem-vindas, mas não prometo que as implementarei ?

Linus

PS. Sim – é livre de qualquer código minix e tem um fs multi-thread. NÃO é portátil (usa 386 comutação de tarefas, etc.) e provavelmente nunca suportará nada além de discos rígidos AT , já que é tudo o que tenho :-(.

Bem, esse “hobby” se transformou em algo enorme em apenas 30 anos (como o tempo voa), e o Linux agora equipa quase todos os dispositivos inteligentes ao seu redor, incluindo seu smartphone Android, Amazon Alexa e assistentes inteligentes Google Home, TV de tela grande, geladeira inteligente , luzes inteligentes e, especialmente, seu roteador Wi-Fi.

Linux em todo lugar. Sempre foi o ano do Linux

As homenagens vieram de todos os cantos. Desde a Canonical, passando pela Red Hat (a primeira versão comercial do Linux, lançada ainda ainda em 1994) e muitas outras. Não faltaram homenagens.

É que o Linux está em todo lugar ao nosso redor, mesmo se não o percebemos. O Linux fornece energia para 100% dos 500 maiores supercomputadores do mundo, fornece energia para Wall Street, fornece energia para satélites e a ISS (Estação Espacial Internacional), fornece energia para aviões e até mesmo para toda a Internet. Além disso, está no Android.

Se o desktop Linux não decola em número expressivo de usuários, ele está vivo e impulsionando todos esses projetos já citados além de muitos outros. Portanto, o que se pode dizer é que, há 30 anos, este é o ano do Linux e de sua mascote famosa, o pinguim Tux. Portanto, ele veio para ficar e facilitar a vida de todos, desde pesquisadores a simples usuários. Então, avante.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.