Vírus no Computador: Conheça os 5 Sinais dos Malwares

Redação SempreUpdate
Por Redação SempreUpdate
Photo by Negative Space on Pexels.com

O vírus no computador pode ser percebido quando o computador para de funcionar corretamente, apresentando falhas ou lentidão. Assim, os usuários costumam relacionar esse comportamento aos malwares.

Mas, o que poucos sabem, é que os vírus são desenvolvidos para operar silenciosamente em sua máquina, a fim de roubar o máximo de informações da maneira mais sigilosa possível.

Portanto, antes de definir qual a causa para os problemas apresentados por seu dispositivo, é preciso saber se ele realmente está infectado. Mas, como decifrar esse mistério?

Para te ajudar, nós selecionamos os cinco principais sintomas causados por malware para você ficar de olho e descobrir se o seu PC foi infectado.

Confira cada um deles a seguir:

1. Redirecionamento Automático

Se você acessa um site e várias guias abrem sem o seu consentimento, ou você é redirecionado automaticamente para outro link, sem clicar em nada, é provável que sua máquina esteja infectada.

Evite clicar no conteúdo interno das janelas e realize alguns procedimentos de segurança, como:

  • Atualizar seu antivírus
  • Limpar o cache do navegador
  • Desinstalar extensões.

2. Queda de Desempenho

Vírus no Computador: Conheça os 5 Sinais dos Malwares
Photo by Tima Miroshnichenko on Pexels.com

Caso você identifique uma queda de desempenho, principalmente com programas e tarefas usados com frequência, é preciso verificar se o seu computador não está com vírus.

Afinal, as ameaças online comprometem o funcionamento do dispositivo e podem operar em segundo plano, colocando em risco suas informações.

3. Pop-ups

Os pop-ups são janelas que se abrem no navegador ao acessar sites e plataformas, geralmente com o objetivo de informar ou adquirir algum dado de contato, como e-mail para newsletter, por exemplo.

O problema é quando essas janelas abrem com frequência e sem uma ação prévia do usuário. Assim, podem incluir programas para instalação e falsas promoções, indicando que seu computador está infectado com vírus.

4. Antivírus Falso

Algumas ameaças online se disfarçam de programas de segurança para enganar o usuário.

Com isso, caso apareça alguma mensagem de um antivírus que você não instalou em sua máquina, é sinal de que seu computador está infectado.

5. Barra de Ferramentas Falsa

As barras de ferramentas que aparecem do nada também são um sinal de que sua máquina está sofrendo com a invasão de ameaças virtuais.

Portanto, principalmente se você tentar remover a barra e o problema persistir, aparecendo a cada reinicialização do sistema, é preciso buscar uma maneira de deixar o seu computador livre do malware novamente.

Como se Proteger do Vírus no Computador?

Para garantir que seus arquivos estejam protegidos contra a ação de cibercriminosos, a dica é instalar um antivírus para computador. A solução Antivírus Plus, da Bitdefender, oferece segurança em tempo real, prevenindo ataques de phishing e fraudes, garantindo sua privacidade online.

É muito importante que você proteja o seu computador. Afinal, a infecção por vírus e malwares podem comprometer a segurança de seus dados e funcionalidade do aparelho. Com isso, fique atento aos sinais de ameaça e fique longe de vírus no computador.

Já teve seu computador infectado por vírus e malwares? Compartilhe sua experiência com a gente!

Share This Article
Os artigos vinculados à este usuário são de terceiros. A informação aqui contida não foi elaborada originalmente por nós do SempreUpdate. Mas, publicamos conforme solicitação, envio ou recomendações do próprio autor, assessoria e outros departamentos comerciais ou não comerciais.