Manjaro 21.1.0 Pahvo lançado! Saiba todas as novidades!

Emanuel Negromonte
Emanuel Negromonte

Manjaro 21.1.0 Pahvo foi lançado e com ele muitas novidades. A distribuição Linux é conhecida por todos nós por ser baseada no Arch Linux, e por permitir que qualquer pessoa possa usar o Arch Linux sem necessitar grandes conhecimentos. Desta forma, a distribuição vem ganhando usuários ao longo dos anos.

Manjaro 21.1.0 Pahvo recebe atualizações no GNOME

Imagem: makeuseof

A versão que usa o GNOME como ambiente de trabalho recebeu uma grande atualização, com isso, o sistema passa a usar a versão 40 do GNOME. No entanto, caso o layout antigo seja a sua preferência, saiba que os desenvolvedores que lançaram o Manjaro 21.1.0 Pahvo não removeram, você pode ativar novamente a aparência anterior.

No Manjaro 21.1.0 Pahvo, o tema padrão do Firefox também foi alterado para poder combinar com os novos ajustes visuais. No entanto, você também pode voltar para aparência anterior sem nenhum problema.

Manjaro 21.1.0 Pahvo edição Plasma

Imagem: makeuseof

Manjaro 21.1.0 Pahvo em sua edição Plasma, também recebeu atualização. Agora, o ambiente utilizado é a versão do Plasma 5.22 e para o Frameworks é a 5.85. E como esperado, a equipe do Manjaro também ajustou o visual para combinar direitinho com a estética do upstream do Breeze. Desta forma, você vai notar que a aparência do Plasma está muito melhor graças ao uso de transparências, animações e ícones.

Com isso, a mudança para a nova versão do Plasma, assegura um passo firme para a adoção do Wayland. Na edição Plasma também foram corrigidos diversos bugs e implementação de recursos extras para garantir uma maior estabilidade do Plasma. O lançamento também teve remoções de aplicativos do KDE, como o Konversation e uma substituição, o Cantata pelo Elisa.

Edição XFCE do Manjaro 21.1.0 Pahvo

Imagem: makeuseof

Neste lançamento do Manjaro 21.1.0 Pahvo com a edição XFCE também teve novidades. Agora, a versão utilizada no lançamento é a XFCE 4.16. Muitas atualizações foram implementadas em torno da estabilidade do ambiente, e especialmente focando no GLX. O Thunar, conhecido por ser o mais querido gerenciador de arquivos do XFCE também recebeu atualização. Com isso, o gerenciador recebe muitas correções de falhas reportadas, além de melhorias no desempenho, recursos novos dentre eles a possibilidade de pausar operações de copiar e mover.

Conclusão

Hoje seria um bom momento para você experimentar a versão mais recente do Manjaro. Com muitas correções e mudanças, certamente se você já teve algum problema no passado com Manjaro deve ser a hora de dar mais uma chance ao sistema. E para não dizer que eu não falei das flores, o Linux Kernel 5.13 está presente no lançamento e as ISOs focadas para hardwares antigos permanece ativo.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.