Xiaomi testa o modo MIUI Pure contra instalação de aplicativos maliciosos

Jardeson Márcio
Jardeson Márcio
Imagem: GSMArena

A Xiaomi continua empenhada em dar ao MIUI o melhor que a empresa pode oferecer. O MIUI 12.5 é a versão mais recente do sistema. E, uma das melhores maneiras de ficar de olho nos recursos MIUI que estão por vir são os canais beta e, principalmente, os recursos que chegam a um estágio de teste beta. Um desses recursos em teste pela Xiaomi é o modo MIUI Pure contra instalação de aplicativos maliciosos.

O recurso se destina a abordar questões de segurança associadas a aplicativos Android maliciosos. De acordo com os próprios números da Xiaomi (via: GSMArena), cerca de 40% se os aplicativos que foram instalados usando o instalador MIUI padrão não passaram na auditoria de segurança da própria empresa e cerca de 10% foram, em um momento ou outro, reconhecidos como um risco de segurança por essas auditorias.

O modo MIUI Pure planeja resolver esse problema desabilitando o sideload em APKs por padrão e também a instalação de aplicativos em segundo plano, sem o consentimento e conhecimento do usuário. Assim, uma proteção extra é adicionada, para que você fique livre de aplicativos maliciosos.

xiaomi-testa-o-modo-miui-pure-contra-instalacao-de-aplicativos-maliciosos
Imagem: Notebookcheck

Modo MIUI Pure é a arma em teste da Xiaomi contra aplicativos maliciosos

Apesar de o usuário não ser consultado se deseja executar a desinstalação do(s) aplicativo(s) malicioso(s), a Xiaomi enfatiza que esta é apenas uma configuração que qualquer usuário pode desativar à vontade o recurso, claro, com a responsabilidade de, talvez, estar instalando um aplicativo malicioso em seu dispositivo.

Os aplicativos beta para o Modo MIUI Pure já estão sendo processados ??na China e os pacotes de teste serão distribuídos a partir de 6 de setembro, a uma taxa de 1000 dispositivos aprovados e testadores beta por dia, em um total de 5 dias. Um teste beta bastante pequeno, ao que parece.

Não há informações sobre o que a Xiaomi planeja fazer com o Modo MIUI Pure no momento. Se podemos esperar vê-lo como parte do próximo MIUI 13 ou se ele será disponibilizado fora da China, vendo como nos mercados onde a Google Play Store está disponível e a principal fonte de aplicativos para a maioria dos usuários, aplicativos maliciosos as instalações são menos problemáticas. 

Talvez só tenhamos que esperar para vermos como as coisas se acontecem. Em todo caso, esperamos ver esse recurso em ação em breve, já que pode ser muito útil para os usuários. Afinal, é ótima a ideia de se livrar de aplicativos maliciosos sem ter que fazer nada.

Via: GSMArena
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.