O Instagram parece não ter suportado as críticas e está pausando o desenvolvimento do que foi apelidado de “Instagram Kids”, uma versão do aplicativo de compartilhamento de fotos voltado para crianças menores de 13 anos.
O chefe do Instagram, Adam Mosseri, anunciou a notícia em um blog, dizendo que a empresa de propriedade do Facebook continuaria a trabalhar em experiências supervisionadas pelos pais para usuários mais jovens.
Em uma postagem de blog e uma série de tweets que a acompanham, Mosseri culpa a mídia e os críticos por interpretar mal o propósito do aplicativo. “Isso nunca foi feito para crianças mais novas, mas para adolescentes (de 10 a 12 anos)”, ele escreve.
Em um tweet separado , ele acrescenta que a notícia do projeto “vazou muito antes de sabermos o que seria. As pessoas temiam o pior e tínhamos poucas respostas nessa fase. É claro que precisamos de mais tempo nisso. ”
A pausa no desenvolvimento do aplicativo ocorre depois que o Wall Street Journal publicou uma série de reportagens contundentes no Facebook na semana passada. O Facebook diz que esses relatórios descaracterizaram os estudos da empresa, mas até agora ela se recusou a divulgar seus dados em primeira mão para que críticos e apoiadores os analisassem.
Em sua postagem no blog, Mosseri observa que a reportagem levantou muitas questões para as pessoas” e diz que tais críticas levaram o Instagram a introduzir uma série de recursos anti-bullying, bem como a “explorar” recursos que podem encorajar leitores para fazer uma pausa no aplicativo.
Desenvolvimento do Instagram Kids
O desenvolvimento de uma versão do Instagram voltada para usuários mais jovens foi amplamente criticado por vários grupos. O Facebook respondeu a essa crítica dizendo que os jovens já eram ativos online e que era melhor que sua experiência fosse supervisionada.
Mosseri observa no Twitter que os críticos verão o Instagram pausando o desenvolvimento do aplicativo infantil “como uma concessão de que o projeto é uma má ideia”. Ele está inflexível de que isso está incorreto, acrescentando: “Tenho que acreditar que os pais prefeririam a opção de seus filhos usarem uma versão do Instagram apropriada para a idade – que lhes proporcionasse supervisão – do que a alternativa. Mas não estou aqui para minimizar suas preocupações, temos que entender isso direito”.
Na “legenda” de um vídeo postado no Instagram Mosseri disse: “Estamos pausando o “Instagram Kids”. Esta foi uma decisão difícil. Ainda acho que construir essa experiência é a coisa certa a fazer, mas queremos conversar mais com os pais e especialistas para descobrir como fazer isso da maneira certa. (…)”
Via: TheVerge