Duas grandes novidades para o Steam Play Proton hoje, com duas novas versões sendo lançadas, então vamos dar uma olhada e ver exatamente o que há de novo na camada de compatibilidade do Windows.
Em primeiro lugar, a NVIDIA anunciou em agosto que o DLSS viria para a Proton em setembro para o DirectX 11/12. Bem, a data deles estava um pouco errada, ao que parece, mas a Valve/CodeWeavers conseguiu obter suporte DLSS para pelo menos DirectX 12 no Proton Experimental em 30 de setembro. Para habilitá-lo, você precisa definir PROTON_ENABLE_NVAPI=1
, o que pode ser feito como uma opção de inicialização do Steam para jogos como PROTON_ENABLE_NVAPI=1 %command%
(clique com o botão direito -> propriedades -> opções de inicialização).
Além disso, esta versão do Proton Experimental também corrige travamentos no Project Wingman, Satisfactory e outros jogos Unreal Engine 4 usando o renderizador Vulkan.
Por outro lado, o Proton 6.3-7 também foi lançado oficialmente, incluindo estas melhorias:
- Os seguintes jogos agora podem ser jogados:
- Life is Strange: True Colors
- Quake Champions (quebrados após uma atualização do jogo)
- Divinity Original Sin 2 (quebrado após uma atualização do jogo)
- eFootball PES 2021
- EVERSLAUGHT VR
- WRC 8, 9 e 10
- Corrigir mapeamento Logitech G920 para F1 2020.
- Corrigir as configurações de exibição do Resident Evil Village.
- Melhore as janelas do Forza Horizon 4.
- Atualize DXVK para v1.9.2.
- Atualize vkd3d-proton para incluir o trabalho de desenvolvimento mais recente.
Valve lança Steam Play Proton 6.3-7
- Melhorias de desempenho em relação a entrada, janelas e alocação de memória.
- Método de distribuição de arquivo atualizado para economizar espaço em disco.
- Assassin’s Creed, DEATHLOOP e Mass Effect Legendary Edition são jogáveis.
- Consertar travamentos do lançador The Sims 3 e Victoria II.
- Suporte DLSS em jogos DX12 (protegido por
PROTON_ENABLE_NVAPI=1
). - Corrigir travamentos no Project Wingman, Satisfactory e outros jogos Unreal Engine 4 usando o renderizador Vulkan.
- Suporte mais recente SDK Steamworks.
Os detalhes podem ser vistos no changelog oficial a qualquer momento. Veja também informações importantes em desenvolvimento.