Spotify se inspira no TikTok e testa Feed de vídeos em sua plataforma

Spotify se inspira no TikTok e testa Feed de vídeos em sua plataforma. O Discover está disponível como uma nova guia na IU do aplicativo.

spotify-se-inspira-no-tiktok-e-testa-feed-de-videos-em-sua-plataforma
Imagem: Twitter

O TikTok vem se destacando muito depois que as pessoas precisaram de uma diversão ao ficarem em casa por tanto tempo na pandemia. Muitas empresas miram nos recursos da plataforma e se inspiram para criar algo parecido em suas plataformas. Uma dessas empresas é o Spotify, que agora está testando um Feed de vídeos verticais, no estilo TikTok.

O Spotify batizou o novo recurso de “Discover” e foi detectado por Chris Messina, que o encontrou em uma compilação do Spotify TestFlight, que, como aponta o GSMArena, é a maneira do iOS para os desenvolvedores lançarem versões beta. Messina fez uma postagem no Twitter onde disse: “Não apenas isso, @Spotify. O Discover é basicamente uma versão reduzida de um feed no estilo TikTok de videoclipes verticais (provavelmente usando seu formato de tela) que você pode curtir ou pular. #NewSpotify“.

O Discover está disponível como uma nova guia na IU do aplicativo, no vídeo postado por Messina, podemos ver como o recurso funciona e, a inspiração vinda do TikTok, tomando conta da plataforma.

https://twitter.com/chrismessina/status/1463542273216446472

Discover do Spotify é uma inspiração do Feed do TikTok

O recurso, basicamente, permite que músicos e bandas substituam a arte estática do álbum por vídeos curtos. Na verdade, os vídeos vistos no Discover parecem ser vídeos do Canvas, apenas cortados no formato vertical, aponta o GSMArena.

spotify-se-inspira-no-tiktok-e-testa-feed-de-videos-em-sua-plataforma
Imagem: Twitter

A dinâmica é simples, os usuários podem deslizar verticalmente para navegar entre os clipes e podem apertar o botão de coração para curtir um clipe, uma interface bastante familiar que claramente se inspira no TikTok.

A partir do vídeo que Messina compartilhou e outros, o GSMArena afirma que os vídeos reproduzidos no feed vertical são os vídeos Canvas existentes dos artistas. Mas o Spotify, claro, não confirmou isso!

O TechCrunch perguntou ao Spotify sobre o recurso Discover, mas a empresa foi bem concisa, apenas dizendo que este é um teste para ver se há algum mérito no conceito, o que significa que o Discover pode ser cortado antes de ter um amplo lançamento.

No entanto, se o recurso se tornar popular dentro da plataforma, ele pode ser habilitado para todos os usuários em uma versão futura. Sinceramente, esperamos que ele se torne popular, já que deixa as coisas bem mais legais por lá.

Recentemente, o Spotify lançou o Greenroom, um concorrente do Clubhouse, e em janeiro também testou o recurso Stories. Ou seja, a empresa não liga de pegar alguns recursos emprestados, para deixar sua plataforma ainda melhor para os seus usuários.

Via: GSMArena / TechCrunch