A distribuição Linux Fedora 36 está planejando usar o plocate como seu novo provedor do comando locate para encontrar arquivos em sistemas de arquivos. O Plocate deve permitir uma localização ainda mais rápida de arquivos no disco, além de usar menos ciclos de CPU. Portanto, o Fedora Linux 36 planeja usar plocate como substituição ao “localizar”.
Atualmente o Fedora usa mlocate como seu comando locate, enquanto para a próxima versão do Fedora Linux eles pretendem migrar para Plocate como uma reimplementação compatível.
O uso do Plocate deve permitir uma implementação de localização muito mais rápida, pois faz uso de liburing para alavancar IO_uring e libzstd para I/O e compactação mais rápidos do banco de dados updatedb. Embora o Fedora esteja frequentemente na vanguarda dessas mudanças, desta vez o Debian já mudou para plocate por padrão e o Fedora estaria seguindo o exemplo.
Fedora 36 planejap usar plocate como substituição ao “localizar”
Pelo site do projeto, o plocate pode levar menos da metade do tempo do mlocate. Além disso, também tenha um banco de dados muito menor.
Os detalhes da mudança podem ser encontrados no Fedora Wiki. O Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo) aprovou que o plocate seja o padrão no Fedora 36. Resumindo, se você usar o locate, este recurso deve ser mais rápido e eficiente com o F36.
PipeWire 0.3.41 oferece compatibilidade aprimorada com Flatpak e JACK, Apple AirPlay Streaming
Já o PipeWire 0.3.41 é a versão mais recente desta solução de servidor de fluxo de áudio/vídeo Linux cada vez mais usada. Ele começou a ser usado mais intensamente justamente com o Fedora.
Embora o Fedora 34 tenha sido lançado com sucesso com o PipeWire para gerenciar fluxos de áudio e vídeo e substituir o uso do PulseAudio, com o Fedora 35 neste final de ano a integração em torno do PipeWire deve ser ainda melhor. Segundo os desenvolvedores, a ideia é que o novo Fedora Linux 35 deva utilizar o WirePlumber para gerir o PipeWire nesta importante distribuição.
PipeWire 0.3.41 oferece compatibilidade aprimorada com aplicativos em sandbox Flatpak, trabalho contínuo no aprimoramento da compatibilidade JACK, OBS agora pode capturar de dispositivos de monitor novamente ao usar o gerenciador WirePlumber, correções de vazamento de memória e alocação de memória de buffer aprimorada.
O PipeWire 0.3.41 também adiciona um novo módulo RAOP (raop-sink e raop-discover) que pode ser usado para streaming para dispositivos Apple AirPlay. O módulo de cancelamento de eco também tem detecção de voz habilitada agora.
Downloads e log de alterações completo no PipeWire 0.3.41 via FreeDesktop.org GitLab.