A equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional elementaryOS acaba de anunciar o novo elementary OS 6.1. Esta é a primeira grande atualização da distribuição Linux referente à série elementaryOS 6. Assim, a distribuição Linux elementary OS 6.1 que recebeu o apelido de “Jólnir” acaba de ser lançada com novos recursos, aprimoramentos e correções. Para mais detalhes, verifique a página de anúncio de lançamento.
Algumas características que merecem destaque no elementaryOS 6.1, entre outras coisas, são:
- um alternador de janela rápida redesenhado (Alt + Tab) que não depende mais do dock para alternar entre os aplicativos;
- diálogos animados;
- portal do Seletor de Arquivos aprimorado;
- um novo Seletor de Aplicativos;
- um estilo escuro muito melhorado.
A série 6 do sistema saiu há mais sou menos quatro meses. Para uem não sabe, o elementaryOS tomou como base a versão LTS do Ubuntu 20.04.3. Além disso, possui o kernel Linux 5.11.
Distribuição Linux elementary OS 6.1 “Jólnir” acaba de ser lançada
O AppCenter continua a ser preenchido com aplicativos de desenvolvedores – e desde a mudança para Flatpak, todos os aplicativos lançados para o OS 6 continuarão disponíveis no OS 6.1 e posteriores. Atualmente, você pode encontrar mais de 90 aplicativos com curadoria no AppCenter, e os desenvolvedores continuaram a enviar atualizações rápidas e frequentes para seus aplicativos com novos recursos e correções de bugs, já que estão no controle de sua própria programação de atualização.
Nossa mudança de pacotes Debian para Flatpak para aplicativos com curadoria e não curados também significa que podemos nos basear mais nos recursos do Flatpak, e temos usado isso como uma oportunidade para tornar o AppCenter muito mais envolvente e informativo desde o início – abordando diretamente o feedback sobre a descoberta de uma grande variedade de aplicativos no AppCenter.
Além disso, esta versão melhora o menu de aplicativos para mostrar a você mais coisas durante a pesquisa, como pastas e locais marcados, compartilhamentos de rede, atalhos, etc., bem como a capacidade de iniciar aplicativos com a GPU dedicada. Os resultados da pesquisa de Configurações também foram melhorados no elementaryOS 6.1.
Outra mudança interessante neste lançamento é um recurso de manutenção integrado no aplicativo Configurações que permite que você exclua facilmente arquivos antigos temporários e lixeira para economizar espaço e proteger sua privacidade.
Outras características do novo elementaryOS 6.1
Além disso, o elementary agora oferece alguns de seus aplicativos para a arquitetura ARM64 (AArch64) se você quiser usá-los em dispositivos com tecnologia ARM, como o Pinebook Pro ou Raspberry Pi 4 executando um sistema operacional Linux diferente.“O elementaryOS 6.1 Jólnir é o resultado de processos muito aprimorados no elementary, fazendo avanços maiores em menos tempo do que nunca”, disse Danielle Foré, fundadora e CEO da elementary.
O novo elementary OS 6.1 também melhora o instalador e a configuração inicial, permite que você esconda a janela picture-in-picture empurrando-a para fora de uma borda da tela, melhora a animação “cutucar” do espaço de trabalho para também funcionar com a roda do mouse e mostrar apenas no exibição principal e reprojeta o ícone do aplicativo para o aplicativo Visualizador de Documentos.
Ele também adiciona um switch para mostrar ou ocultar a porcentagem da bateria no painel, melhora o suporte do Bluetooth durante as reinicializações e ao retomar da suspensão, e um monte de refinamentos e novos recursos em Arquivos, Correio, Tarefas, Calendário e Contas Online para ajudá-lo ser mais produtivo.
Várias outras mudanças menores foram feitas, incluindo a tela Login e Bloqueio, o indicador de energia, o Assistente de rede cativa, bem como as páginas de Monitores e Dimensionamento, Som, Mouse e Touchpad e Teclado no aplicativo Configurações.
Via 9to5Linux