O Facebook pode até ter mudado de nome, mas a “Meta” parece não ter sido atingida, pelo menos não no que diz respeito a ser considerada uma boa empresa, por exemplo. Pesquisa do Yahoo! Finance, realizada com seus usuários, elegeu a Meta (Facebook) como a pior empresa de 2021.
A agora Meta teve um ano bastante turbulento e isso parece ter interferido diretamente na opinião pública acerca da empresa, o que fez com que ela fosse apontada como a pior empresa do ano em pesquisa feita pelo site Yahoo! Finance.
A consulta, que ouviu mais de 1.541 entrevistados e elegeu as seis piores instituições de 2021. A maioria das reclamações registradas na observação variam entre divulgação de fake news e censura na rede social. A empresa de Zuckerberg obteve o título de pior empresa, nesse contexto.
Pesquisa do Yahoo! Finance: Facebook (Meta) eleita a pior empresa de 2021
O resultado final publicado pelo Yahoo! Finance mostra a influência dos recentes acontecimentos sobre a opinião pública a respeito da Meta. A empresa encara denúncias de antitruste, negligência quanto a segurança e privacidade de seus usuários e ainda enfrenta pressão do Congresso estadunidense sobre o Facebook Papers, aponta o TheVerge.
“As acusações e polêmicas renderam à Meta o topo da lista de piores empresas, com 50% mais votos do que o Alibaba, na segunda colocação. As reclamações dos entrevistados sobre a Meta englobam diferentes motivos, indicando que a companhia tem desagradado diversos públicos. Um exemplo é que, ao mesmo tempo que um grande volume de queixas cita a falta de combate da plataforma à disseminação sistemática de fake news, boa parte dos entrevistados reclamam de censura e dizem não poderem publicar o que querem”.
Além disso, muitas reclamações também surgem no sentido dos efeitos das redes sociais na saúde mental dos jovens e a preocupação sobre a privacidade de crianças e adolescentes que acessam aplicativos como o Instagram, por exemplo.
O site Yahoo! Finance recobra que a rede social foi acusada de negligência pelos próprios funcionários, em relatórios internos: acredita-se que o Instagram tinha ciência dos problemas de autoestima que poderia causar nos adolescentes, mas nada fez para resolver essa questão.
Mudança de Facebook para Meta e pesquisa do Yahoo! Finance
Em outubro, em meio a esses escândalos, o Facebook mudou de nome e passou a se chamar Meta. Segundo a empresa, a mudança focada no desenvolvimento do metaverso. No entanto, a troca de marca também foi encarada como uma tentativa de apagar as recentes polêmicas, aponta o TheVerge.
Confira, a seguir, as seis piores empresas de 2021, segundo a pesquisa do Yahoo! Finance.
- Facebook;
- Alibaba;
- AT&T;
- Nikola;
- Tesla Motors;
- Robinhood.