A Microsoft parece mesmo apostar em uma importante atualização de seu sistema operacional baseado em Linux. Tanto assim que acaba de lançar mais uma versão do CBL-Mariner 1.0, sua distribuição Linux para uso interno. A Microsoft inicialmente tornou o CBL-Mariner público durante este ano, como a distribuição do Linux que eles desenvolveram internamente para uso por diferentes equipes da Microsoft para nuvem, computação de ponta e outros usos.
Assim, a distribuição CBL-Mariner Linux da Microsoft encontrou uso no Azure, Windows Subsystem para Linux, SONiC e por outras equipes ou departamentos da Microsoft.
Microsoft atualiza distribuição Linux CBL-Mariner
A Microsoft tem lançado atualizações mensais para esta distribuição Linux baseada em RPM e hoje marca seu lançamento em novembro de 2021. Com esta nova atualização do CBL-Mariner, há várias atualizações de pacote, incluindo DNF 4.10 para gerenciamento de pacotes e libdnf 0.65, OSTree 2020.1.4, RPM-OSTree 2020.4 e outros. A CBL-Mariner agora está usando a versão pontual mais recente do Linux 5.10 LTS.
Além das atualizações de pacote de rotina para componentes de software importantes, também há novos lançamentos e patches decorrentes de vários problemas de segurança.
Downloads e a lista completa de mudanças para a distribuição CBL-Mariner Linux da Microsoft podem ser encontrados no GitHub.
Apesar das ameaças, a Microsoft disponibiliza atualizações para o Windows 11 em hardware ‘incompatível’
Apesar de muitas ameaças desde o lançamento, a Microsoft tem deixado atualizações para o Windows 11 disponíveis para dispositivos com hardware considerado incompatível. No entanto, a empresa afirma que os usuários devem fazer isso por conta própria.
A permissão para prosseguir trazia uma espécie de ameaça, no entanto – um aviso de que um computador que não atendesse aos requisitos mínimos não receberia atualizações. Mas isso parece ter sido uma ameaça vazia. Acabamos de ver a primeira atualização para o Windows 11 ser lançada, e o KB5006674 foi entregue a computadores que não atendem aos requisitos definidos pela Microsoft.
Assim, quando se tenta fazer a instalação, aparece a seguinte mensagem:
Este PC não atende aos requisitos mínimos de sistema para executar o Windows 11 – esses requisitos ajudam a garantir uma experiência mais confiável e de alta qualidade. A instalação do Windows 11 neste PC não é recomendada e pode resultar em problemas de compatibilidade. Se você prosseguir com a instalação do Windows 11, seu PC não terá mais suporte e não terá direito a receber atualizações. Danos ao seu PC devido à falta de compatibilidade não são cobertos pela garantia do fabricante.
A parte “não terá direito a receber atualizações” é bastante clara. Entretanto, também não tem muitos efeitos práticos.