O desenvolvedor Shasheen Ediriweera lançou recentemente o Rescuezilla 2.3. Esta é, portanto, a nova grande atualização para esta distribuição que funciona, segundo eles mesmos, como um “Canivete suíço de recuperação de sistema”. A distribuição Linux tem como base o Ubuntu para recuperação e resgate de sistema, bem como clonagem de disco e tarefas de imagem. Portanto, o Rescuezilla 2.3 possui ferramentas úteis de recuperação de sistema.
Além dessas ferramentas, o novo Rescuezilla 2.3 adiciona a capacidade de restaurar e explorar imagens criadas pela interface gráfica do usuário doApart GTK para partclone. Do mesmo modo, melhora o recurso de digitalização de imagens para corrigir listas de imagens de restauração incompletas. Além disso, melhora a restauração de imagens criadas por FSArchiver ou qt-fsarchiver GUI. E as mensagens de erro agora são exibidas ao tentar montar a partição de troca e quando há nomes de imagem duplicados.
A distribuição tem por base, especificamente, o Ubuntu 21.10 (Impish Indri) e possui o kernel Linux 5.13, o Rescuezilla 2.3 está aqui sete meses após o Rescuezilla 2.2 para implementar vários novos recursos, como verificação de imagem básica e uma nova opção “Rescue” para ignorar inconsistências do sistema de arquivos e setores defeituosos .“Praticamente todas as ferramentas baseadas em partclone, exceto Clonezilla, sempre ignoram erros usando a opção –force do partclone, o que eu acho uma má ideia”, disse Shasheen Ediriweera, desenvolvedor do Rescuezilla.
Rescuezilla 2.3 possui ferramentas úteis de recuperação de sistema
Em relação à área de trabalho, esta versão torna sua sessão ao vivo do Rescuezilla melhor, permitindo que você defina mais facilmente o tema escuro via LXAppearance, adiciona uma nova opção de menu de contexto com o botão direito do mouse para abrir o gerenciador de arquivos como root (administrador do sistema), e melhora o suporte para GPUs Intel para evitar tela rasgada.
Além disso, o comando xdg-open agora é usado para iniciar o gerenciador de arquivos e o navegador da web.
Para aqueles que desejam instalar o Rescuezilla como um pacote independente em sua distribuição GNU/Linux, o pacote lvm2 agora está listado como uma dependência para tornar a instalação mais fácil. Além disso, esta versão corrige a exibição da mensagem de erro de desligamento do LVM e o número de série das unidades agora é exibido em resposta ao feedback do usuário.
Várias traduções foram atualizadas e você pode verificar o changelog completo para obter mais detalhes. Enquanto isso, você pode baixar o Rescuezilla 2.3 da página do projeto no GitHub ou usando o link de download direto se quiser apenas obter a imagem ISO live.
Via 9to5Linux