Uma discussão polêmica surgiu dentro do mundo open source desde que a Qt anunciou a nova ferramenta para desenvolvedores chamada Qt Digital Advertising Platform. Segundo um comunicado do projeto, esta é uma estrutura completa para monetizar um aplicativo multiplataforma que seja baseado em Qt, implementando uma propaganda diretamente na interface do usuário.
Assim, programas como Kdenlive e Krita, por exemplo, poderão ter publicidade. Um importante aplicativo Qt multiplataforma que vive de doações é o Calibre, que gerencia eBooks e possui versões funcionando em Windows, macOS e Linux. De fato, de acordo com o desenvolvedor do Calibre, Kovid Goyal, é possível ter uma vida muito confortável trabalhando no projeto em tempo integral. Então, caso ele queira monetizar ainda mais a plataforma, agora poderá contar com essa nova ferramenta que simplifica todo o processo.
Agora, toda a comunidade e usuários do Qt em geral podem começar rapidamente a implementar e gerenciar campanhas publicitárias direcionadas a casos de uso de plataforma cruzada. Temos o prazer de anunciar que o Qt Digital Advertising 1.0 foi lançado!
Segundo o Qt, trata-se de “um plug-in pronto para instalar a partir de sua instância da ferramenta de manutenção Qt, permitindo que você conecte seu aplicativo a uma plataforma de fornecimento (SSP) dedicada. Com a ferramenta, você pode gerenciar e executar campanhas de monetização em seu aplicativo baseado em Qt”.
Nosso foco é preencher uma lacuna existente no framework Qt para desenvolvedores que usam Qt para aplicativos móveis e desktop. Queremos permitir a fácil integração de uma publicidade.
Nossa oferta visa revolucionar o setor de IoT, possibilitando novos modelos de negócios e casos que antes não eram possíveis. Permitimos que os usuários do Qt insiram publicidade como um componente nativo em interfaces de usuário complexas.
Criação da Qt Digital Advertising Platform leva preocupações sobre publicidade dentro do Projeto KDE
Exemplo do aplicativo complementar para dispositivos móveis:
A proposta é polêmica e de efeitos duvidosos, uma vez que muitos usuários já reclamam da possibilidade de ter de ver anúncios nos aplicativos principais do KDE. No entanto, esta seria uma ferramenta possível para as distribuições que desejam monetizar ainda mais seu trabalho e fazer um fork desses aplicativos, colocando anúncios neles. Com mais remuneração, haveria mais interessados em desenvolver?
Vai ser fácil de usar a ferramenta, uma vez que o novo plugin de publicidade suporta várias plataformas:
- Windows 10
- Ubuntu 20.04
- Raspbian Buster
- Mac OS
- Android 7.0
- iOS