Recentemente, anunciamos o lançamento do Linux Mint 20.3. A nova versão traz muitas novidades e melhorias. No entanto, tem um grande problema ao ser alimentado pelo Linux Kernel 5.4 LTS. Apesar de ter um suporte a longo prazo, ele é considerado muito antigo e pode trazer problemas para quem possui um hardware mais recente. Os problemas vão desde a inicialização até a incompatibilidade com um kernel mais antigo. Assim, pensando em todos esses desafios dos usuários, a equipe resolveu inovar e a distribuição Linux Mint disponibiliza nova ISO Edge Edition com Cinnamon e kernel atualizado. Portanto, o Linux Mint 20.3 agora possui uma ISO Edge com o Linux 5.13.0-25.
Distribuição Linux Mint disponibiliza nova ISO Edge Edition com Cinnamon e kernel Linux 5.13 atualizado
O Kernel Linux 5.13 traz muitas melhorias em relação ao 5.4 como o suporte para AMD GPU FreeSync via HDMI. Também encontraremos muitas outras melhorias de hardware. Assim, por exemplo, se você tiver uma GPU AMD e tiver problemas com o Linux Mint 20.3, o Edge ISO pode ser útil e rodar perfeitamente, sem qualquer problema.
Portanto, se você tiver um hardware mais recente com problemas com o Linux Mint 20.3, tente o Edge ISO. No entanto, o Linux Kernel 5.13 não suportava totalmente todo o hardware moderno, como os processadores Intel Alder Lake. Para os usuários da linha de 12ª geração da Intel que já está disponível para os consumidores, um kernel Linux mais recente poderia ter sido uma escolha melhor. No entanto, esta versão aí é melhor que nada.
Portanto, nem espere que num passe de mágica, o uso do Edge ISO resolva todos os problemas de compatibilidade e desempenho com o hardware de última geração. Você terá que passar pelas alterações/suporte detalhados com o Linux Kernel 5.13 e, em seguida, prossiga para experimentá-lo.
Baixar Linux Mint 20.3 Edge ISO
Você pode optar por baixar o Edge ISO de forma separada ou atualizar o Linux no gerenciador de atualizações.
Vá até o “Gerenciador de atualizações” e navegue até a opção Linux Kernels no menu Exibir. A partir daí, é preciso instalar outros kernels que estejam disponíveis ou remover algo obsoleto, caso necessário.
Recomenda-se não remover um kernel mais antigo, a menos que você tenha certeza de que a versão mais recente funciona conforme o esperado. Faça também um backup para não perder nenhum arquivo durante o processo de atualização.
Como foi dito antes, a ISO Edge existe somente na edição Cinnamon. Portanto, você só precisa acessar a página do Linux Mint 20.3 Cinnamon para baixar a ISO. Se preferir, acesse o link abaixo:
Linux Mint 20.3 Cinnamon (Edge) Edition
Via It’s Foss