Firefox 98 apresenta mudanças no download de arquivos

Firefox 120 permitirá que usuários do Ubuntu importem dados do navegador Chromium no Firefox Snap
Firefox ativa nova proteção contra cookies e impedirá rastreio

O Firefox 98 deve ser lançado oficialmente hoje, porém, quem quiser experimentar a nova versão do navegador da Mozilla já pode fazê-lo. É que o navegador já está disponível para download antes do lançamento oficial de hoje (8 de março). Assim, já podem baixar o navegador de código aberto e multiplataforma para plataformas GNU/Linux, Android, macOS, iOS e Windows. A maior novidade é que o Firefox 98 apresenta mudanças no download de arquivos.

Portanto, com este lançamento, a Mozilla mantém um ciclo mensal para novos lançamentos do Firefox. No entanto, parece que o Firefox 98 é uma atualização menor que traz apenas algumas mudanças. Uma das maiores alterações diz respeito a um novo fluxo de download com várias otimizações. Assim, será possível baixar os arquivos automaticamente sem solicitar ao usuário que escolha entre abrir o arquivo com um determinado aplicativo ou salvá-lo.

Nas versões anteriores do Firefox, o usuário recebia um aviso por uma caixa de diálogo ao tentar baixar um arquivo. Essa caixa de diálogo continha uma opção que permitia fazer exatamente isso, definindo uma das ações disponíveis (abrir ou salvar), mas apenas para determinados tipos de arquivos. Agora, isso é feito automaticamente no Firefox 98 para todos os arquivos para download.

Firefox 98 apresenta mudanças no download de arquivos

A Mozilla diz que os usuários ainda podem abrir arquivos baixados do painel de downloads com apenas um clique. Além disso, o Firefox 98 adiciona a capacidade de excluir arquivos baixados diretamente do painel de downloads por meio de uma nova opção de menu de contexto de clique com o botão direito do mouse.

Firefox 98 apresenta mudanças no download de arquivos

Entre outras mudanças, esta versão promete melhorar o carregamento de add-ons durante a inicialização usando apenas chamadas de bloqueio webRequest. De acordo com a Mozilla, as chamadas sem bloqueio do webRequest causaram uma inicialização antecipada de complementos. Assim, isso pode se tornar um grande problema, afetando principalmente o desempenho do Firefox. Portanto, o navegador da Web deve iniciar mais rápido agora.

Para desenvolvedores da Web, o Firefox 98 habilita o elemento HTML <dialog> por padrão. Deste modo, adiciona suporte para caixas de diálogo modais baseadas em HTML, melhora a propriedade hyphenate-character para definir uma string que é usada em vez de um caractere de hífen (-) no final de uma quebra de linha de hifenização, adiciona suporte para o elemento HTMLElement.outerText DOM e melhora a API navigator.registerProtocolHandler para registrar manipuladores de protocolo para os esquemas ftp, sftp e ftps.

Firefox 99

Antes mesmo do lançamento oficial de hoje, a Mozilla disponibilizou os arquivos de instalação para sua distribuição GNU/Linux. Esses arquivos estão disponíveis para versões 64 bits ou 32 bits do sistema operacional, como bem como tarball fonte, a partir do servidor FTP da Mozilla.

Quem estiver curioso, saiba que esta versão do navegador ainda não habilitou o Wayland por padrão nesta versão. Segundo a Mozilla este é apenas um recurso para seus lançamentos Nightly (alpha) do Firefox, que também já trabalha em cima do novo Firefox 99. Esta nova versão em desenvolvimento promete trazer Barras de rolagem de sobreposição GTK, suporte para pesquisa com ou sem diacríticos no visualizador de PDF, bem como a capacidade de alternar Narrate no ReaderMode com a tecla “n”.

Via 9to5Linux