A Microsoft anunciou no final de 2020 o DirectStorage como uma nova API na família DirectX. O foco é fornecer um desempenho de E/S mais rápido para jogos para gerar tempos de carregamento de jogos mais rápidos e mundos virtuais mais expansivos. Depois de estar em uma prévia limitada do desenvolvedor desde o ano passado, agora a Microsoft está disponibilizando a API do DirectStorage de forma ampla.
Esta notícia não é diretamente relevante para os jogadores do Linux, mas é uma tecnologia importante e será interessante ver se ou quando há trabalho em emular e envolver esta API em torno das interfaces do Linux para uso pelo Steam Play. A API DirectStorage apresenta um novo modelo de programação para E/S em lote no estilo DX12, descompactação acelerada por GPU e várias otimizações de pilha de armazenamento voltadas para o desempenho rápido do disco NVMe.
Microsoft torna disponível a API do DirectStorage
Os jogos devem fazer uso explícito da API DirectStorage, mas, ao fazê-lo, devem render tempos de carregamento de jogo significativamente mais rápidos e permitir uso de E/S mais pesado, como mapas e texturas maiores, sem prejudicar o desempenho do sistema. Será interessante ver se o Steam Play e/ou Wine pretende fornecer uma implementação compatível do DirectStorage.
Mapear a nova API de armazenamento para IO_uring pode ser possível para um tratamento de E/S mais eficiente e a descompressão da GPU parece ser viável para implementar no topo do Vulkan. A própria pilha de armazenamento do Linux está melhorando constantemente, pois relatamos com frequência novos registros de IOPS por núcleo sendo definidos com frequência. Também vale a pena notar, pelo menos por enquanto, o DirectStorage suporta apenas leituras e não gravações de disco.
Como obter
A partir de hoje, os jogos do Windows podem ser enviados com DirectStorage. Esta versão pública do SDK inicia uma nova era de tempos de carregamento rápidos e mundos detalhados em jogos para PC, permitindo que os desenvolvedores utilizem mais plenamente a velocidade dos dispositivos de armazenamento mais recentes.
Em setembro de 2020, anunciamos que o DirectStorage chegaria ao Windows e, depois de coletar comentários em nossa prévia do desenvolvedor, estamos disponibilizando essa API para todos os nossos parceiros enviarem com seus jogos. Confira o blog de anúncios para uma exploração aprofundada da inspiração para o DirectStorage e como ele beneficiará os jogos do Windows.
Aqueles que desejam saber mais sobre a API do DirectStorage, que agora está disponível publicamente, podem fazê-lo através do blog do Microsoft Developer. Amostras de código do Windows sobre DirectStorage e outros recursos podem ser encontrados via Microsoft DirectStorage no GitHub.
Via Phoronix