A Netflix emitiu uma nota aos seus acionistas em que informa que o crescimento de sua receita “desacelerou consideravelmente”. Esta notícia vem depois de perder 200.000 assinantes no último trimestre e potencialmente dois milhões neste trimestre atual. A Netflix culpa o compartilhamento de contas por receita e queda de assinantes.
A empresa de streaming está enfrentando uma concorrência acirrada com outros serviços, além de ter mais de 40% de sua base de usuários sendo assinantes não pagos, ou seja, pessoas que compartilham contas as senhas de contas de assinantes.
Queda nas ações da Netflix
A CNBC (Via: 9to5Mac) relata que as ações da Netflix caíram mais de 20% após o expediente na terça-feira devido à perda de assinantes. O Wall Street Journal ainda menciona que as ações da empresa caíram mais de 40% até agora este ano.
Crescimento lento devido ao compartilhamento de contas da Netflix
A Netflix atribui vários “fatores inter-relacionados” ao seu crescimento atrofiado. Com mais de 222 milhões de lares pagantes, suas assinaturas estão sendo compartilhadas com mais de 100 milhões de lares. 30 milhões dessas contas não pagas estão nos Estados Unidos e no Canadá. A Netflix afirma que tem sido “mais difícil aumentar a adesão em muitos mercados” porque é um problema que foi “obscurecido pelo [seu] crescimento do COVID”.
A empresa recentemente reprimiu o compartilhamento de senhas, testando um novo complemento para seu serviço. Este complemento que permite que os usuários compartilhem sua senha do Netflix de maneira “fácil e segura” apenas “pagando um pouco mais”. Ao fazer isso, a Netflix espera evitar o compartilhamento de senhas e aumentar sua receita.
Além disso, a concorrência entre as plataformas de streaming também vem esquentando. YouTube, Amazon e Hulu são concorrentes de longa data. Foi especialmente difícil nos últimos três anos, à medida que mais serviços ingressaram no mercado, como Apple TV+, Disney+ e outros.
O baixo crescimento econômico, o aumento da inflação e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia também impactaram esses resultados. A nota do acionista também afirmou que perdeu 700.000 assinantes na Rússia ao eliminar seu serviço lá.
Planos de crescimento da Netflix
A Netflix planeja se focar na qualidade de sua programação e recomendações para seus espectadores. Para impulsionar o crescimento em outros países, a gigante do streaming também está criando mais conteúdo original fora dos Estados Unidos. A empresa está agora expandindo seu mercado internacional produzindo filmes e TV em mais de 50 países. Esperamos que a plataforma reverta o quadro atual.
Via: 9to5Mac