A Apple enfrenta mais uma condenação. Dessa vez, a empresa foi condenada a pagar aos usuários do iPhone 4S por desacelerar seus dispositivos após a atualização para a versão iOS 9 em 2015. A Apple pagará 20 milhões de dólares (mais de R$ 102 milhões) de compensação aos usuários do iPhone 4S.
Processo movido contra a Apple
O processo foi aberto há sete anos, e a empresa finalmente decidiu resolver o assunto. Os consumidores alegaram que a Apple havia comercializado falsamente a atualização do iOS 9 para oferecer desempenho aprimorado nos dispositivos suportados, que inclui o iPhone 4S.
A Apple concordou em pagar $ 15 (aprox. R$ 76,6) para os usuários do iPhone 4S que enfrentaram problemas de desempenho ruim com suas unidades depois que atualizaram para a versão mais recente do iOS na época.
Segundo relatos, o processo contra a Apple foi aberto por um grupo de proprietários de iPhone 4S com sede em Nova York e Nova Jersey em dezembro de 2015. Esta não é a primeira vez que a Apple é acusada de desacelerar os iPhones.
De acordo com o News18, descobriu-se que a empresa diminuiu a bateria de outros modelos de iPhone para coagir os compradores a atualizar para modelos mais novos. A Apple foi forçada a adicionar um indicador de saúde da bateria para os modelos, permitindo que as pessoas vejam como a bateria do iPhone está se comportando ao longo do tempo.
Você pode dizer que o iPhone 4S é um modelo muito antigo agora, e que os reclamantes recebam 15 dólares como compensação dificilmente afetará os cofres da Apple. Mas tais veredictos encerram os consumidores, e sua fé no sistema de justiça para lhes dar indulto é ainda mais fortalecida, lembra o site.
Quem receberá o valor?
Como o processo foi aberto nos EUA, não temos certeza se a Apple vai oferecer pagamento semelhante para quem comprou o iPhone 4S em outros mercados e atualizou para a versão iOS 9. Quanto àqueles que são elegíveis para o pagamento, é provável que a Apple configure um site onde possam se inscrever com o número IMEI do iPhone 4S para reivindicar o dinheiro.
A Apple oferece prazos de atualização de software mais longos do que a maioria dos fabricantes no mercado. Embora isso sempre tenha sido apreciado em todo o mundo, incidentes como esses fazem você questionar se a compatibilidade realmente vale o esforço para a empresa.
Via: News18