O WordPress já tem quase duas décadas de história e, em todos esse tempo, pela primeira vez, as estatísticas de uso do software estão mostrando sinais de declínio na participação de mercado. A Comunidade WordPress justifica participação de mercado em declínio. A Comunidade WordPress atribui essa participação de mercado em declínio a problemas de desempenho, complexidade aumentada e projeto de edição de site completo atrasado.
Participação de mercado WordPress
O Wordpress notável ascensão para 43,3% de participação de mercado deu uma guinada em março de 2022 e o uso diminuiu lentamente desde então, de acordo com um novo relatório de participação de mercado do WordPress de Joost de Valk que faz referência às estatísticas da W3Techs.
Em um post intitulado “ A participação de mercado do WordPress está diminuindo ”, de Valk destacou os números dos últimos meses, que agora demonstram conclusivamente um declínio:
A análise de Valk detalha como a participação de mercado do WordPress e de seus contemporâneos de código aberto está sendo corroída por concorrentes como Wix e Squarespace. Ele atribui essa mudança a dois fatores principais: a falta de foco do WordPress no desempenho e a complexidade do projeto de edição de site completo inacabado:
Se você olhar para o cwvtech.report , verá que no ano passado, sites no Wix e Squarespace, em média, melhoraram a velocidade do site mais do que os sites do WordPress. O WordPress tem uma equipe de desempenho agora e fez algum progresso. Mas a realidade é que ainda não deu grandes passos e, na minha opinião, realmente deveria. A liderança do projeto ainda parece relutante em se concentrar no desempenho, o que tem a ver com o próximo ponto:
O projeto de edição de site completo do WordPress ainda não foi concluído. Curiosamente, mais e mais pessoas estão tendo dificuldade em decidir como construir seu site no WordPress. Wix e Squarespace são simplesmente ferramentas muito mais simples para construir um site. À medida que melhoram suas ferramentas de SEO, há cada vez menos motivos para mudar para o WordPress.
Não é realista esperar que qualquer CMS obtenha ganhos todos os meses, mesmo que tenha crescido de forma constante no passado. O WordPress ainda é de longe o líder de mercado, mas muitos veem o novo declínio na participação de mercado como um sintoma de um problema mais profundo. Ninguém pode dizer definitivamente por que o WordPress está perdendo participação de mercado, mas a comunidade tem algumas teorias predominantes.
O desempenho é um dos fatores contribuintes que é mais fácil de medir do que muitos outros. De acordo com dados do HTTP Archive, o WordPress fica atrás de seus concorrentes mais próximos quando se trata de porcentagem de sites com boas pontuações no Core Web Vitals.
Análise do declínio
Muitos viram a notícia do declínio da participação de mercado do WordPress como uma oportunidade de avaliar suas queixas sobre o WordPress e o projeto Gutenberg em geral, mas existem algumas preocupações legítimas sobre a condição do software quando for lançado para milhões de usuários.
A crescente complexidade do WordPress é outro fator forte que muitos participantes citaram como uma possível influência, principalmente aqueles que constroem sites para clientes. O software tornou-se mais sofisticado, permitindo que os usuários façam mais coisas do que nunca, mas não está ficando mais fácil de usar.
Vários participantes das discussões no Facebook e no Twitter disseram que recentemente construíram alguns dos sites de seus clientes com outras tecnologias para facilitar o gerenciamento de seus sites.
Popularidade do WordPress
O WordPress ganhou popularidade desde o início por ser o melhor software gratuito disponível para blogs e, posteriormente, por sua flexibilidade como CMS. A transição para um construtor de sites no estilo nocode tem sido difícil com extensos períodos de dores de crescimento. Como a maior parte da energia e dos recursos colocados no núcleo parecem ir para Gutenberg, outros aspectos mais antigos do software foram negligenciados.
O WordPress costumava ser uma das soluções mais fortes do mercado para criar sites pequenos e simples, mas os concorrentes estão tornando mais rápido e fácil lançar esses tipos de sites. Enquanto isso, os temas do WordPress estão passando por uma transição difícil para acomodar melhor os recursos de edição do site completo.
O relacionamento do WordPress com o usuário comum parece tenso no momento. Não é mais considerado uma das maneiras mais fáceis de fazer um site decolar. Aqueles que estão ansiosos para ver o WordPress ter sucesso e crescer provavelmente podem concordar em quase qualquer momento que o WordPress ainda não é fácil de usar.
Via: WPTavern