O Ubuntu 22.10 está testando um novo editor de texto. As compilações diárias do ‘Kinetic Kudu’ vêm com o novo aplicativo GNOME ‘Text Editor’ no lugar do robusto software ‘ Gedit ‘. Assim, ao que tudo indica, o Ubuntu 22.10 substitui o Gedit pelo novo editor de texto.
Como o Gedit é rotulado como ‘editor de texto’ no Ubuntu, você pode precisar reler essa frase para entender a diferença sutil.
O novo editor de texto do Ubuntu 22.10 é o Text Editor, um aplicativo GTK4 enviado como parte da coleção de aplicativos principais do GNOME desde o lançamento do GNOME 42 em março. O novo aplicativo tem o nome do pacote gnome-text-editor
e substitui o editor de texto cujo nome do pacote é gedit
. Vamos ver o que essa mudança representa de fato e o motivo dela estar acontecendo.
Por que o Ubuntu está mudando seu editor de texto?
Os desenvolvedores do Ubuntu propuseram substituir o Gedit pela nova ferramenta no início deste mês e, então, eles acabaram de divulgar isso.
O principal argumento é que o novo aplicativo faz uso de GTK4 e libaadwita (que o Ubuntu 22.10 abraçará completamente); adere à nova preferência de modo escuro padrão de desktop; e segue as diretrizes de design do GNOME mais de perto do que o Gedit (que, para que não esqueçamos, tem 23 anos).
O Gedit está pronto para uso desde o primeiro lançamento do Ubuntu em 2004. A ferramenta oferece mais personalização e suporte a casos extremos do que sua substituição, bem como uma estrutura de plug-in (bastante popular).
Por outro lado, os plugins mais populares do Gedit são para recursos que o Editor de Texto tem embutido. O aplicativo mais recente também possui melhores recursos de salvamento automático, o que significa que, se você sair acidentalmente do aplicativo, seu trabalho não será necessariamente perdido.
Mesmo para quem não é um desenvolvedor, ele é bastante prático para uso de arquivos .css
, .php
, e .html
regularmente.
Ubuntu 22.10 substitui o Gedit pelo novo editor de texto. Veja como obter
Quer experimentar por conta própria? Você pode instalar o novo editor de texto do GNOME no Ubuntu 22.04 LTS a partir dos repositórios ou pegar a versão mais recente do Flathub.
O Gedit, para quem quiser, continua disponível nos repositórios Kinetic (ou seja, está a apenas uma distância de usar o comando apt install gedit
).
No entanto, como o Ubuntu 22.10 está em desenvolvimento ativo (e muito longe do congelamento de recursos), essa mudança não é final e ainda pode ser desfeita. Se você não está entusiasmado com a troca, você deve fazer sua voz ser ouvida, apenas tente ser específico sobre o que/por que/como o Gedit se sai melhor do que o Editor de Texto ao fazê-lo.
Via OMGUbuntu