O Wine 7.13 agora está disponível como a mais nova versão de desenvolvimento quinzenal para executar jogos e aplicativos do Windows no Linux e em outras plataformas. Sendo assim, ele traz algumas novidades e recursos. O Wine 7.13 converte seu driver USB para formato PE e traz melhorias no tema.
Estamos agora na metade do ciclo de desenvolvimento do Wine 7.x que culminará com o lançamento do Wine 8.0 no início do próximo ano. O Wine 7.13 continua a tendência recente de converter mais componentes do Wine para o formato PE (Portable Executable) com o driver USB sendo o código mais recente transferido para PE.
Wine 7.13 converte seu driver USB para formato PE e traz melhorias no tema
O Wine 7.13 também traz algumas melhorias no tema e o mecanismo Gecko foi atualizado com uma revisão mais recente. O Wine 7.13 tem 16 correções de bugs conhecidas, incluindo correções de Witcher 3 falhando ao iniciar, vários jogos sem efeitos sonoros, Wireshark incapaz de capturar pacotes e várias outras correções de jogos e aplicativos do Windows.
Downloads e mais detalhes sobre o Wine 7.13 via WineHQ.org.
Vulkan 1.3.221 lançado com VK_EXT_pipeline_robustness
Já para computação gráfica, temos uma atualização importante do Vulkan 1.3.221 que foi lançado esta semana como a mais nova atualização de especificações para esta API de computação/gráficos padrão do setor.
O Vulkan 1.3.221 tem um punhado de esclarecimentos e correções de especificações levantadas dentro do grupo de trabalho Vulkan e externamente de usuários públicos via GitHub. Há apenas uma nova extensão com Vulkan 1.3.221 e é VK_EXT_pipeline_robustness.
A extensão VK_EXT_pipeline_robustness foi trabalhada por desenvolvedores da NVIDIA, Intel, Imagination, Google e outros. A extensão VK_EXT_pipeline_robustness serve simplesmente para permitir o acesso robusto ao buffer e outros recursos de robustez do Vulkan para serem habilitados por estágio de pipeline.
Devido aos recursos de robustez do Vulkan terem possíveis implicações de desempenho do trabalho extra envolvido, o VK_EXT_pipeline_robustness permite habilitá-lo apenas em estágios específicos do pipeline para habilitá-lo apenas onde ele pode realmente ser usado pelo mecanismo/aplicativo do jogo. Em outras palavras, reduzir a sobrecarga onde, de outra forma, não seria utilizada.
É isso para a pequena atualização de especificações Vulkan 1.3.221 esta semana. Todas as alterações estão descritas no GitHub.