O Qt Project lançou o Qt Creator 8 como uma versão importante deste ambiente de desenvolvimento integrado de código aberto, gratuito e multiplataforma (IDE) para os sistemas GNU/Linux, Android, macOS, iOS e Windows. Assim, o Qt Creator 8 traz novos plugins e melhorias de CMake e Python.
O Qt Creator 8 está aqui cerca de quatro meses após o Qt Creator 7 e introduz novos plugins experimentais para suportar a ferramenta de análise de cobertura de código Coco, exibindo a cobertura de código como anotações no editor de código do Qt Creator, bem como no GitLab, permitindo que você navegue e clone projetos, ou conecte seus checkouts para receber notificações de eventos na exibição do Controle de Versão.
Esta versão também traz melhorias para devs Python à medida que ele muda para o novo servidor python-lsp-server de linguagem por padrão, que você pode configurar a partir da nova página de preferências de configuração do servidor Python > Language Server Configuration preferences page. Além disso, o Qt Creator agora está ciente de alterações não salvas nos arquivos de Interface do Usuário.
Para projetos CMake, o Qt Creator 8 introduz um novo modelo de configuração de compilação “Profile” que combina o tipo de compilação CMake “RelWithDebInfo” com “depuração e perfil de QML”.
“Em vez de codificar a opção de depuração de QML para “Depurar” e “RelWithDebInfo” CMake tipos de compilação em nossos modelos de projeto, agora contamos exclusivamente com a opção “depuração e perfil de QML” no Qt Creator, que agora é ligado por padrão para configurações de compilação “Depurg” e “Profile”. Os diretórios de construção existentes não são afetados”, disse o devs.
Qt Creator 8 Open-Source IDE traz novos plugins, melhorias de CMake e Python
Para devs Android, para devs Android, qt Creator 8 adiciona uma nova opção para permitir que você conecte dispositivos via Wi-Fi e corrige alguns problemas relacionados às ferramentas mais novas do Android SDK, para devs iOS melhora a velocidade de implantação consecutiva durante o desenvolvimento, e para o Docker devs ele traz suporte para processos e arquivos remotos.
Sob o capô, o Qt Creator 8 remove o recuo do modelo de código baseado em libclang, pois agora depende apenas do Clangd e da implementação interna do cliente LSP. Para máquinas de desenvolvimento com memória RAM baixa, o Qt Creator agora desligará o Clangd por padrão e informará.
Para obter mais detalhes sobre as alterações incluídas nesta grande atualização, confira o changelog completo. Enquanto isso, você pode baixar o Qt Creator 8.0 para instalá-lo em sua distribuição GNU/Linux no site oficial.