A Microsoft acaba de corrigir problemas no Access, causados pelas atualizações deste mês. A correção aborda um problema que fazia com que os aplicativos de tempo de execução do Access não fossem abertos após a instalação das atualizações de segurança Patch Tuesday Office/Access de julho de 2022.
Com base em reclamações de usuários no site oficial da comunidade da Microsoft e no Reddit, as atualizações KB5002112 e KB5002121 são as que desencadeiam esse problema para o MS Access 2016 e MS Access 2013, respectivamente.
Microsoft Access com problemas após atualização
A Microsoft diz que, para a instalação do Office afetada por esse problema, os usuários podem receber um erro “Biblioteca ou assistente de tipos solicitados não é um projeto VBA” ao abrir um arquivo ACCDE/MDE ou um erro “Não é possível concluir a operação de saída” ao tentar exportar para arquivos de texto ou Excel.
Em uma atualização do comunicado inicial, a empresa diz que uma correção já está disponível para clientes que usam versões de varejo do Office 2016, 2019 e 2021 e para o canal atual de aplicativos do Microsoft 365.
A correção também está sendo lançada para todas as outras versões afetadas do Access, com previsão de chegada entre 25 de julho e 9 de agosto. “Para versões clique para executar (todos os canais, exceto Office 2013 e Office 2016 MSI), você pode obter a nova atualização quando estiver disponível escolhendo Arquivo/Conta/Atualizações do Office/Atualizar agora”, acrescentou a Microsoft.
“Se você tiver acesso ao banco de dados original que foi usado para criar o ACCDE/MDE e os usuários estiverem em uma única versão do Office, poderá recriar o arquivo ACCDE/MDE usando a mesma versão do Office em que os usuários estão”.
Os usuários do Access que não podem recriar seus arquivos ACCDE/MDE para mitigar o problema e não querem esperar até que as distribuições de correção em seus sistemas possam remover as atualizações incorretas para resolver os problemas. No entanto, é importante observar que a desinstalação das atualizações cumulativas deste mês também removerá as atualizações de segurança que abordam uma vulnerabilidade de desvio de recurso de segurança do Microsoft Office (CVE-2022-33632) abordada como parte do Patch Tuesday de julho de 2022.
Isso se deve à escolha da Microsoft de agrupar todas as correções de segurança em um único pacote. A remoção das atualizações do Patch Tuesday também removerá correções para quaisquer falhas de segurança corrigidas. Portanto, desinstalar as atualizações com bugs para resolver esse problema do MS Access deve ser a opção de último recurso e só deve ser feita se for absolutamente necessário.
Se você desinstalar as atualizações de julho, também deve garantir que elas não sejam reinstaladas para acionar novamente os problemas de inicialização do Access.