O YouTube tem feito muitas adições de recursos nos últimos meses. E, as coisas não pararão por aí. Agora, por exemplo, a plataforma de streaming está trabalhando em mais um. Em breve, o YouTube pode adicionar um recurso que permite que você amplie partes específicas de um vídeo.
YouTube e a adição de recursos
O YouTube adaptou seu formato de vídeo para a vasta gama de proporções e resoluções que os smartphones Android dispõem. Assim que os smartphones sem moldura com proporções altas começaram a se tornar populares, o YouTube começou a permitir que os usuários esticassem seus vídeos para caber nesse formato mais alto.
Além disso, o aplicativo também suporta várias resoluções e até tecnologias como HDR, por exemplo. Mas, se você se sente mais seguro em utilizar apenas as opções padrão, o YouTube agora está testando uma opção para ampliar livremente qualquer parte de um vídeo do YouTube em seu smartphone.
Amplie partes específicas do vídeo no YouTube
O novo recurso está listado no site de recursos experimentais do YouTube. Depois de ativá-lo, você pode usar a “pinça” dos dedos para aumentar o zoom em partes específicas de um vídeo e percorrer o feed de vídeo usando o dedo.
Atualmente, você pode apertar em um vídeo para expandi-lo para caber na largura total de uma tela de smartphone mais alta (18:9, 19,5:9, 20:9), mas isso é o mais próximo que você pode chegar do zoom. Por outro lado, esse novo recurso permite que você observe mais de perto uma parte específica de um vídeo.
Infelizmente, como este é um recurso experimental do YouTube, você não o encontrará no seu telefone inesperadamente como um teste A/B. Ele está disponível apenas como um benefício do YouTube Premium.
Os usuários premium podem optar por experimentá-lo e dar feedback ao Google. O recurso também está disponível por tempo limitado. Assim, você poderá usá-lo até 1º de setembro, quando provavelmente será removido. Depois, o Google pode decidir lançá-lo como um recurso para todos ou pode optar por descartá-lo completamente.
Se você quiser conferir, certifique-se de estar inscrito no YouTube Premium, o serviço de assinatura do YouTuve que também oferece vídeos sem anúncios, downloads e reprodução em segundo plano no YouTube e no YouTube Music. Se você não quiser se inscrever, precisará esperar e ver se o Google lançará isso para todos assim que o teste for concluído. No entanto, pode ser que ele continue como recurso Premium.