Smartphones poderão se conectar diretamente com satélites no Android 14

android-14-google-atrasa-lancamento-da-versao-estavel

Empresas de telefonia americanas estão trabalhando para trazer conectividade direta via satélite para smartphones. Mas o Google parece interessado nisso também. A empresa acaba de anunciar que o Android 14 trará suporte para smartphones para conexões via satélite.

Android 14 dará suporte a conexão por satélite

Esta informação foi dada pelo vice-presidente sênior de plataformas e ecossistemas do Google, Hiroshi Lockheimer. Ele diz em uma postagem no Twitter: “estamos projetando satélites. Legal! Animado para apoiar nossos parceiros na ativação de tudo isso na próxima versão do Android!”.

De acordo com 9To5Google (Via: Sam Mobile), o Google confirmou que a próxima versão do Android aqui é o Android 14. Ou seja, a atualização do Android do próximo ano trará suporte a conexão por satélite.

Conexão via satélite prevista para 2023

O Android 14 chegará no próximo ano. Então, não espere esse recurso no Android 13, que já está disponível para telefones Pixel. O sistema operacional Android 14 está planejado para chegar em meados do final de 2023.

Hiroshi também acrescentou no tweet como a experiência será diferente das conexões LTE e 5G regulares. A conexão via satélite definitivamente melhorará a velocidade, a conectividade e o tempo de interação, “com apenas dois a quatro megabits de largura de banda por zona celular”, como a Space Explored observou na semana passada (Via: Sam Mobile).

seu-smartphone-podera-se-conectar-diretamente-com-satelites-no-android-14

Dar aos satélites um papel maior, considerando o número crescente de conexões nas grandes cidades e cobrindo mais dispositivos, é uma boa ideia. A T-Mobile planeja oferecer suporte a mensagens de texto, MMS e aplicativos de mensagens selecionados para conexão via satélite.

O recurso ainda não está funcionando e deve estar disponível para a disponibilidade beta inicial deste serviço no final de 2023. Os dispositivos iPhone e Android existentes serão suportados. No entanto, a experiência deve se beneficiar de suporte adicional no nível do sistema operacional, que o Google já anunciou.

A conexão via satélite é um grande passo e pode trazer a conexão a lugares em que a cobertura móvel atual não chega. Essa inserção no sistema Android será um grande passo e de grande valia para os usuários do Android.

Esperamos que o Google realmente traga esse excelente recurso para atualização do Android do ano que vem. Esperamos ainda que essa tecnologia possa atender a maior parte dos smartphones do mundo o mais breve possível, já que permite conexão em qualquer lugar do mundo, essencial nos dias atuais.