Na semana passada, muitas notícias chegaram até nós sobre uma invasão à Rockstar Games, com vazamento de vídeos e código-fonte do jogo GTA 6. Na última sexta-feira, no entanto, um adolescente de 17 anos foi preso pela polícia de Londres, suspeito de ter hackeado a Rockstar Games e a Uber.
Adolescente preso acusado de rackear Rockstar Games e Uber
A polícia da cidade de Londres anunciou na sexta-feira que prendeu um adolescente de 17 anos por suspeita de hack, no entanto, especialistas acreditam que a prisão pode estar ligada às recentes violações de segurança sofridas pelo Uber e pela Rockstar Games.
O ator de ameaças por trás do hack da Uber, que fica online pelo apelido de Tea Pot (também conhecido como teapotuberhacker), também afirmou ter a Rockstar Games, a empresa de jogos por trás do GTA 6.
A prisão é resultado de uma investigação conjunta conduzida pela polícia da cidade de Londres com a unidade de crimes cibernéticos da Agência Nacional de Crimes do Reino Unido.
“Na noite de quinta-feira, 22 de setembro de 2022, a polícia da cidade de Londres prendeu um jovem de 17 anos em Oxfordshire por suspeita de hacking, como parte de uma investigação apoiada pela Unidade Nacional de Crimes Cibernéticos (NCCU) do @NCA_UK”, disse a agência. “Ele permanece sob custódia policial”.
No entanto, além dessa postagem no Twitter, a polícia do Reino Unido não divulgou detalhes adicionais sobre a investigação. De qualquer forma, acredita-se que o adolescente está ligado ao hack das duas empresas.
O hack das empresas
No início da semana passada, a Uber revelou detalhes adicionais sobre a recente violação de segurança, a empresa acredita que o agente da ameaça por trás da invasão é afiliado ao grupo de hackers LAPSUS$.
A empresa de segurança Flashpoint publicou uma análise da violação de dados do Grand Theft Auto VI e revelou que a identidade do hacker por trás dos dois incidentes foi divulgada em um fórum ilícito online.
“No dia em que o post original foi feito, os analistas do Flashpoint descobriram que a identidade do mundo real do teapotuberhacker havia sido divulgada em um fórum ilícito online. Nesse tópico, intitulado “A pessoa que hackeou o GTA 6 e o Uber é Arion’, o administrador do fórum alegou que teapotuberhacker era o mesmo indivíduo que supostamente hackeou a Microsoft e “possuía” Doxbin”.
“Além disso, o administrador vinculou o teapotuberhacker a outros pseudônimos como “White” e “Breachbase, e afirmou que era membro do LAPSUS$”.